O PRS – Cerrado acredita que é unindo ciência e prática que a agropecuária de baixa emissão de carbono se torna, cada vez mais, uma realidade. Com o investimento de mais de 12 milhões de reais apoiamos 35 pesquisas científicas agrupadas por temáticas de acordo com nossos objetivos, sendo 13 delas do grupo das Pesquisas Direcionadas, desenvolvidas em parceria com a Embrapa, e 22 contempladas pelo processo de seleção do Edital de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Mais de 500 pesquisadores(as) de diversas unidades da Embrapa, instituições de Ensino e Pesquisa, Empresas de Agronegócios, instituições do Terceiro Setor, dentre outros, estão envolvidos nas pesquisas.

E todas essas ações científicas e de inovação podem ser consultadas na primeira edição do  Livro das Pesquisas do PRS – Cerrado, lançado no fim do ano passado com atualizações anuais de seu conteúdo. O material traz informações a respeito das ações de pesquisa, contendo detalhes como resultados e impactos esperados, histórico de desenvolvimento das Pesquisas Direcionadas, metodologia do processo seletivo do Edital de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), bem como informações individuais sobre cada projeto que está sendo apoiado.

 

O PRS – Cerrado também aposta na tecnologia: está disponível o Mapa Interativo das Pesquisas, que é uma ferramenta para a divulgação dos avanços e resultados das pesquisas apoiadas. É mais uma forma de promover a transparência e a divulgação das ações de pesquisa e facilitar o acesso a informações pela sociedade.

                                                           

Pesquisas Direcionadas e Editais de pesquisa: entenda mais

No PRS – Cerrado, a pesquisa atua por duas frentes: Pesquisa Direcionada e Edital de P&D. Enquanto a frente Pesquisas Direcionadas traz uma parceria direta com diversas unidades da Embrapa, tendo grande parte das suas ações desenvolvidas em Unidades de Referência Tecnológica e de Pesquisa (URTPs) da Embrapa e/ou em UDs do projeto, a frente de Editais P&D é uma  chamada para novas iniciativas relacionadas a temas como a agropecuária de baixa emissão de carbono, inovação tecnológica e de mercado e sustentabilidade na produção.

As Pesquisas Direcionadas envolvem apoio financeiro às ações desenvolvidas em parceria com a Embrapa. Essas 13 pesquisas são agrupadas em 5 grandes grupos: IoT (internet das coisas); Avaliação econômica; Desmatamento evitado; Nexus água-energia-alimentação / MRV (Medição, Registro e Verificação) e Sistemas de produção por meio das URTPs. Cada um desses temas majoritários apresenta uma série de linhas de pesquisa, sempre com foco nos benefícios sustentáveis para o público-alvo e com a preocupação do PRS – Cerrado em repassar o conhecimento para a sociedade de forma acessível.

Já com o Edital de Pesquisa, o foco é inovação e a contribuição que isso gera para sociedade, com compartilhamento de conhecimento de forma acessível. O objetivo é a seleção de projetos inovadores de pesquisa e desenvolvimento (P&D) focados na agropecuária de baixa emissão de carbono e inovações tecnológicas e de mercado em áreas do Cerrado, além de promover uma interação entre a prática e as instituições de P&D no país. Com chamada finalizada em setembro de 2021, o PRS – Cerrado aprovou, ao todo, 22 projetos: seis em Goiás, seis em Minas Gerais, quatro em Mato Grosso do Sul e seis em Mato Grosso. Dentre os aprovados, há universidades e institutos federais, empresas públicas, institutos de pesquisa e instituições do terceiro setor.