O Projeto Rural Sustentável – Cerrado realizou, nos últimos dias 28 e 29 de agosto, o Seminário Final das Pesquisas e Apresentação da Produção Técnica e Acadêmica da 1ª Edição do Mestrado Profissional. O evento reuniu mais de 120 pessoas na sede do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), em Brasília (DF), com o objetivo de debater a importância das ações de pesquisa e capacitação para a transformação sustentável da agropecuária brasileira. Entre os participantes, estavam representantes do IABS, Governo do Reino Unido, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Embrapa e da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O Seminário também contou com transmissão online pelo canal do IABSTV, no YouTube:

Durante a programação, houve a apresentação das pesquisas apoiadas pelo PRS – Cerrado e dos trabalhos de dissertação desenvolvidos pela 1ª turma do Mestrado Profissional, realizado em parceria com a UFLA – duas ações do Projeto que contribuem em um objetivo conjunto: mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumentar a renda e a sustentabilidade de pequenos(as) e médios(as) produtores(as) no bioma Cerrado, promovendo a adoção de tecnologias produtivas de baixa emissão de carbono.

O líder de agricultura sustentável na missão diplomática britânica no Brasil, João Oliveira, destaca a parceria entre os países para o cumprimento desse objetivo. “Essa parceria do Reino Unido com o governo brasileiro é muito importante, porque o Brasil é um país de grande relevância para o atingimento das metas e acordos globais. Portanto, faz todo sentido investir e incentivar esse desenvolvimento sustentável da agricultura, uma vez que nós temos grandes desafios na área do clima e da biodiversidade”, comenta João.

Para Márvio Abreu, professor e coordenador da UFLA no Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologia da Produção Animal do Mestrado Profissional, “é preciso que a gente discuta cada vez com mais profundidade e responsabilidade o tema da sustentabilidade para que possamos garantir os recursos atuais para gerações futuras. E é através de ações como essas que conseguimos aumentar o número de atores envolvidos que levarão adiante esses conhecimentos e, assim, teremos um sucesso ao nosso alcance.

Sobre as Pesquisas

Com o objetivo de promover a geração de conhecimento e fortalecer instituições de ensino e pesquisa no desenvolvimento de estudos relacionados à agropecuária sustentável e de baixa emissão de carbono no bioma Cerrado, o PRS – Cerrado apoiou financeiramente  a execução de projetos de pesquisa em duas linhas de atuação:

  • Pesquisas Direcionadas – englobam os projetos que objetivam responder às principais lacunas e demandas de conhecimento atuais sobre tecnologias de baixa emissão de carbono e temas afins, com colaboração direta da Embrapa;
  • Edital de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) – foram selecionadas e viabilizadas pesquisas em modelos de produção sustentável nos territórios abrangidos pelo PRS – Cerrado, com a participação ativa de diversas instituições nacionais e regionais.

Com o investimento de mais de 12 milhões de reais, foram apoiadas 35 pesquisas científicas agrupadas por temáticas, sendo 13 delas da linha das Pesquisas Direcionadas e 22 contempladas pelo processo de seleção do Edital de Pesquisa e Desenvolvimento.

O Cerrado é um bioma muito rico que compreende cerca de 25% do território brasileiro e o PRS – Cerrado chega para contribuir com todas as ações que visam a agricultura sustentável de baixo carbono nesses locais. Todas essas pesquisas que desenvolvemos em parceria são extremamente importantes para as políticas públicas brasileiras e os compromissos internacionais que o Brasil tem assumido”, ressalta Ladislau Skorupa, Coordenador científico das pesquisas e pesquisador da Embrapa Meio Ambiente.

Além da apresentação das pesquisas, o momento do Seminário também marcou o lançamento do livro “Inovações Rurais no Cerrado: Pesquisas para a prática sustentável”, que apresenta os principais resultados de trabalhos feitos por diversos pesquisadores(as) e colaboradores(as) parceiros. Faça o download gratuito do livro através do site da Editora IABS, aqui neste link.

Sobre o Mestrado Profissional

O Mestrado é uma das ações do Programa de Capacitação do PRS – Cerrado, realizado em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), e tem como objetivo capacitar, qualificar e aperfeiçoar profissionais em práticas produtivas sustentáveis, gestão da propriedade e em tecnologias e inovação para o campo. As principais temáticas debatidas durante o curso são: mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE); redução de desmatamento; práticas produtivas sustentáveis e de baixa emissão de carbono, com foco nos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD); conservação da biodiversidade no Cerrado, entre outras.

A engenheira agrônoma da Empaer Mato Grosso, Ana Carla Vidotti, foi uma das alunas da 1ª Edição do Mestrado e conta sobre a sua experiência: “Foi muito enriquecedor conviver com outros colegas de outras realidades e formações, isso contribuiu muito pessoalmente e profissionalmente, me fazendo ter uma visão mais crítica de todo o sistema onde estou inserida. Agora, eu vou poder auxiliar melhor os produtores com os quais eu trabalho de uma maneira mais assertiva e prática para que eles possam aplicar esses conhecimentos no campo.

Thiago Assis, professor e coordenador da UFLA no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão ressalta a importância de se formar profissionais na área sustentável. “Os profissionais que estão formando saem com uma bagagem de conhecimento para atuar de forma interdisciplinar frente a esses desafios tão complexos. A gente fala de desenvolvimento rural sustentável e precisamos de pessoas preparadas para olhar para esses problemas de forma crítica por diversos aspectos, considerando a importância da produção, da técnica e dos diversos atores envolvidos no meio rural”, destaca.

O Mestrado Profissional também contou com o lançamento de um livreto durante o Seminário. A publicação apresenta todos os detalhes da 1ª Edição do Mestrado e dos temas de dissertação dos participantes. Você confere todas essas informações do livreto clicando neste link aqui.