Trilha de Fortalecimento, uma nova edição do Mestrado Profissional, finalização das Ações de Popularização e de Pesquisa, início das entregas dos Benefícios Coletivos… foram muitas as conquistas do Projeto Rural Sustentável – Cerrado em 2024. Entre todas as ações realizadas ao longo do ano, esteve sempre o compromisso de aproximar a agropecuária mais sustentável e de baixa emissão de carbono dos nossos(as) beneficiários(as). Diariamente, produtores e produtoras rurais, representantes de organizações socioprodutivas, estudantes, técnicos(as) e instituições de ATER, e pesquisadores(as), nos ajudaram a caminhar em busca do nosso principal objetivo: um rural mais verde e sustentável!
Sensibilização dentro e fora da sala de aula
Muitas foram as ações do Programa de Capacitação do PRS – Cerrado neste ano, algumas dentro da sala de aula e outras que foram levadas ao campo. Começamos o ano com o início da Trilha de Fortalecimento de Organizações Socioprodutivas (OSPs) e Formação de Lideranças, marcada por uma live com o Secretário-Adjunto da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Pedro Alves Corrêa Neto, para falar sobre “A importância do cooperativismo e associativismo no meio rural”.
Ainda dentro da Trilha, as Organizações Socioprodutivas (OSPs) beneficiárias do Projeto participaram de Oficinas de Formação de Lideranças. Por meio dessas atividades, buscamos fortalecer as cooperativas, associações e sindicatos rurais a partir do desenvolvimento pessoal, boas práticas de liderança, sucessão no campo e outros temas correlatos.
No Mestrado Profissional, tivemos a abertura da 3ª Edição através de uma Aula Magna com a Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Renata Bueno Miranda, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que trouxe reflexões sobre o tema “Inovações e sustentabilidade na produção rural do Cerrado”. As aulas presenciais da 3ª Edição do Mestrado também aconteceram neste ano, tendo início em maio, na Universidade Federal de Lavras (UFLA) – a nossa parceira nesta ação.
Nas escolas públicas urbanas e rurais dos quatro estados de atuação do PRS – Cerrado, reunimos estudantes do Ensino Fundamental e Médio para serem premiados por suas participações na Jornada de Aprendizagem das Ações da Popularização da Produção Rural Sustentável e do Jogo Coopera Cerrado do ano de 2023. Todos os estudantes de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais participaram da premiação em seus estados, e as escolas que alcançaram a categoria Super Sustentável vieram até Brasília (DF) para mais um momento de conquistas. E por falar nisso, este foi o ano em que finalizamos as Ações de Popularização da Produção Rural Sustentável – foram duas edições com mais de 3 mil estudantes envolvidos e sensibilizados em torno da sustentabilidade.
Para finalizarmos o ano com a educação em foco, polos presenciais do EaD Introdutório – realizado em parceria com o Canal Futura – foram levados ao campo durante os meses de novembro e dezembro, com o objetivo de tornar o conteúdo dos cursos de Educação a Distância mais acessível aos produtores(as) rurais e democratizar o conhecimento.
Lado a lado com as OSPs
Além das Oficinas de Fortalecimento e Formação de Lideranças, realizadas pelo Programa de Capacitação junto às OSPs, realizamos algumas Oficinas de Integração com as organizações beneficiárias do Projeto. Os objetivos foram: aproximação, mobilização e integração, principalmente em torno do processo de aquisições e entrega dos Benefícios Coletivos. As oficinas foram um importante passo que viabilizaram, enfim, o início da entrega destes benefícios, considerados investimentos que ajudam a fortalecer tanto as cadeias de valor da agricultura e pecuária de baixa emissão de carbono, quanto o papel das OSPs na produção e comercialização, gerando renda e fortalecendo as associações, sindicatos e cooperativas rurais.
Outras importantes ações, realizadas diretamente no campo, foram as duas rodadas das ATERs Coletivas realizadas ao longo de 2024. Compostas por Dias de Campo que trouxeram temas relevantes dentro da agropecuária sustentável, as rodadas fizeram parte da trilha de UM do Projeto, promovendo momentos de intercâmbio de experiências entre as instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e os(as) beneficiários(as) do PRS – Cerrado.
Pesquisas e inovações no Cerrado
Com o objetivo de apresentar as pesquisas que estão impulsionando avanços e inovações para uma produção mais sustentável no campo, o Projeto realizou diversos Seminários em torno destes trabalhos. Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais receberam os eventos que contemplaram gestores públicos, pesquisadores(as), estudantes, produtores(as) rurais, Organizações Socioprodutivas parceiras, além de representantes do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), e a equipe do Projeto.
Por fim, o Seminário Final das Pesquisas e Apresentação da Produção Técnica e Acadêmica da 1ª Edição do Mestrado Profissional reuniu mais de 120 pessoas em Brasília (DF) para debater a importância das ações de pesquisa e capacitação para a transformação sustentável da agropecuária brasileira. Além da apresentação das pesquisas apoiadas financeiramente pelo Projeto, o evento também trouxe as dissertações dos participantes da 1ª Edição do Mestrado Profissional.
Para simbolizar a finalização das ações de pesquisa do Projeto, foi lançado o livro “Inovações Rurais no Cerrado: Pesquisas para a prática sustentável”. A publicação registra todos os principais resultados científicos alcançados por esse investimento ao longo de aproximadamente dois anos. A leitura é online e gratuita para todos(as).
Esperamos que 2025 continue nos trazendo muitas inovações e aprendizados para que possamos construir, juntos(as), um rural mais sustentável!
Veja também:
Futuro Sustentável: o que dizem os especialistas sobre as mudanças climáticas?