Na quarta-feira, 08/05, aconteceu o primeiro Seminário de divulgação das Pesquisas apoiadas pelo Projeto Rural Sustentável – Cerrado, com foco no estado do Mato Grosso do Sul. Com o objetivo de apresentar as pesquisas que estão impulsionando avanços e inovações para uma produção mais sustentável no campo. O evento reuniu cerca de 80 participantes na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS), dentre gestores públicos, pesquisadores(as), estudantes, produtores(as) rurais, Organizações Socioprodutivas parceiras do projeto, além de representante do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), e a equipe do Projeto.
Participaram da mesa de abertura: Dr. Antonio do Nascimento Ferreira Rosa, Chefe Geral da Embrapa Gado de Corte; Marília Ramos, Coordenadora de Campo do PRS – Cerrado; Márcio Alexandre Diório Menegazzo, Chefe da Divisão Desenvolvimento Rural (DDR-MS); e o Dr. Ladislau Araújo Skorupa, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e coordenador técnico científico das pesquisas do PRS – Cerrado.
Ao todo, 10 pesquisas do Mato Grosso do Sul foram apresentadas. Clique aqui e confira todos os detalhes sobre cada uma das pesquisas do estado.
“Eventos como esse são de extrema importância para nós que trabalhamos com ensino. Desta forma, nós sabemos exatamente o que levar para os nossos alunos que, no futuro, serão as pessoas que trabalharão com essas tecnologias. Além disso, é fundamental essa troca entre quem faz a pesquisa e quem vai de fato utilizar o resultado dela.”
Prof. Dra. Maria Aparecida do Nascimento, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), curso de Agronomia
"A importância dessa parceria do Projeto Rural Sustentável - Cerrado com a Embrapa se comprova a partir das demandas dos produtores para melhorar a produtividade de suas propriedades com sustentabilidade."
José Ubirajara Garcia, Embrapa
"O mais interessante desses eventos é ver diferentes pessoas de diferentes funções dialogando para buscarmos soluções em conjunto para os desafios da ciência, da bioeconomia e da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Fiquei muito feliz de ver que estamos avançando na área com o apoio do Projeto Rural Sustentável - Cerrado e da Embrapa"
Reinaldo Lucena, pesquisador, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
O investimento em pesquisas no Estado do Mato Grosso do Sul
O PRS – Cerrado visa promover a geração de conhecimento e fortalecer a massa crítica de instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento e pesquisadores(as) envolvidos(as) nas temáticas que englobam a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono no Cerrado. Para isso, fornece apoio financeiro para a execução de projetos de pesquisa em duas linhas de atuação:
• Edital de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) – destinado a instituições de ensino e pesquisa e seus pesquisadores(as), visa atrair novas iniciativas e inovações direcionadas para sistemas sustentáveis de produção agropecuária com foco na agropecuária de baixa emissão de carbono e inovações tecnológicas e de mercado nos estados de atuação do projeto;
• Pesquisas Direcionadas – engloba os projetos que objetivam responder às principais lacunas e demandas de conhecimento atuais no tema e nas tecnologias apoiadas pelo projeto, além de acompanhar e monitorar pesquisas prioritárias para o alcance dos objetivos do projeto.
Com o investimento de mais de 12 milhões de reais, o PRS – Cerrado apoia 35 pesquisas científicas agrupadas por temáticas, sendo 13 delas da linha das Pesquisas Direcionadas e 22 contempladas pelo processo de seleção do Edital de Pesquisa e Desenvolvimento. Só no Estado de Mato Grosso do Sul o investimento foi de mais de R$ 1,9 milhão em 9 diferentes temáticas de pesquisa, dentre elas 6 unidades da Embrapa, o Instituto Homem Pantaneiro, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e o Instituto Federal do Mato Grosso do Sul.