O PRS – Cerrado promoveu, na quinta-feira, 23/05, o Seminário de divulgação das Pesquisas apoiadas pelo Projeto, desta vez com foco no estado de Goiás. O objetivo foi apresentar os resultados dessas pesquisas que estão impulsionando avanços e inovações para uma produção mais sustentável no campo aos gestores públicos, pesquisadores(as), estudantes, produtores(as) rurais e Organizações Socioprodutivas parceiras. Todo esse público, juntamente com a equipe do Projeto, se reuniram na Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás, para prestigiar as apresentações. Ao todo, foram aproximadamente 100 participantes.

Um total de 10 pesquisas de Goiás foram apresentadas e todos os detalhes sobre cada uma delas podem ser conferidos no livreto disponível.

 

“O sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, por meio da nossa pesquisa em parceria do PRS - Cerrado, se mostrou um sistema de alta sustentabilidade. Isso quer dizer que ele melhora a qualidade química, física e biológica do solo, diversifica o meio ambiente, e torna um sistema produtivo mais sustentável. O apoio do PRS foi fundamental principalmente para a parte experimental de toda a pesquisa, o que nos permitiu ter tantos resultados.”

“Foi uma grande satisfação receber todos para um grande evento de tema relevante e atual. Resultados robustos e qualificadores dos ecossistemas da produção foram apresentados. Instituições de fomento podem constatar que mais recursos financeiros podem ser disponibilizados para as instituições envolvidas que maior será a precisão dos resultados para o desenvolvimento das cadeias de valor. O grupo já está unido graças aos esforços do Rural Sustentável.”

O Projeto Rural Sustentável – Cerrado agradece à Embrapa Arroz e Feijão pela parceria.

O investimento em pesquisas no Estado de Goiás

O PRS – Cerrado visa promover a geração de conhecimento e fortalecer a massa crítica de instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento e pesquisadores(as) envolvidos(as) nas temáticas que englobam a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono no Cerrado. Para isso, fornece apoio financeiro para a execução de projetos de pesquisa em duas linhas de atuação:

• Edital de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) – destinado a instituições de ensino e pesquisa e seus pesquisadores(as), visa atrair novas iniciativas e inovações direcionadas para sistemas sustentáveis de produção agropecuária com foco na agropecuária de baixa emissão de carbono e inovações tecnológicas e de mercado nos estados de atuação do projeto;
• Pesquisas Direcionadas – engloba os projetos que objetivam responder às principais lacunas e demandas de conhecimento atuais no tema e nas tecnologias apoiadas pelo projeto, além de acompanhar e monitorar pesquisas prioritárias para o alcance dos objetivos do projeto.

Com um investimento superior a 12 milhões de reais, o PRS – Cerrado está apoiando 35 pesquisas científicas agrupadas por temas específicos. Dessas, 13 fazem parte das Pesquisas Direcionadas, enquanto 22 foram selecionadas através do Edital de Pesquisa e Desenvolvimento. Apenas no Estado de Goiás, mais de 4 milhões de reais foram investidos em projetos de pesquisa conduzidos por instituições de renome como Embrapa Arroz e Feijão, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Instituto Federal Goiano. Essas parcerias são fundamentais para alcançar resultados duradouros. Além disso, outras instituições, como a Universidade de Brasília (UnB) e cinco unidades da Embrapa, também contribuíram com pesquisas na região.