Frentes de atuação

Júlio Onésio Ferreira Melo

Universidade Federal de São João Del Rei - Campus Sete Lagoas

Projeto: Árvores frutíferas do Cerrado
Investimento PRS – Cerrado: R$ 200.000,00
Instituição: Universidade Federal de São João Del Rei – Campus Sete Lagoas
Instituições Parceiras: IFMG, UFMG, UFMT e Cooperativa dos Produtores Rurais de Arinos–MG

Conhecendo as potencialidades dos frutos do Cerrado!

O pesquisador e professor Júlio Onésio Ferreira Melo, da Universidade Federal de São João del-Rei – Campus Sete Lagoas, e líder do Grupo de Ensino de Pesquisa e de Extensão em Química e Farmacognosia (GEPEQF) vem desenvolvendo estudos com diversos frutos nativos do Cerrado mineiro.

O objetivo do projeto é desenvolver as potencialidades alimentares, ecológicas, educacionais, econômicas e sociais relativas aos frutos do Cerrado, utilizando as árvores nativas do Cerrado e seus frutos como elementos importantes para a preservação e manutenção da dinâmica ecológica desse bioma, por meio de intervenções informativas e práticas sobre sua importância.

Neste estudo, foi feita a identificação das árvores frutíferas do Cerrado e coleta de seus frutos, como araticum, baru, buriti, cagaita e pequi de diferentes municípios localizados na região central de Minas Gerais. As partes desses frutos (casca, polpa e semente) foram caracterizados quanto à constituição dos compostos químicos fixos e voláteis, utilizando espectrometria de massas e cromatografia gasosa, e às propriedades antioxidantes. Foi verificado que esses frutos contêm compostos benéficos à nossa saúde e apresentam importantes características para o desenvolvimento de novos produtos, o que possibilitou a agregação de valor aos produtos do extrativismo e aumentou a conservação dos frutos que são sazonais. Ressalta-se que o processo de produção da maioria dos produtos desenvolvidos foi transferida para as comunidades rurais atendidas pelo grupo de pesquisa, por meio de Dias de Campo. Foram desenvolvidos geleia de polpa de buriti, geleia de polpa de cagaita, conserva de caroço de pequi, bala de cagaita, doce da polpa de cagaita, licores da polpa e da castanha de baru e bolo da polpa de cagaita. Os resíduos dos frutos, ou seja, as partes geralmente consideradas não comestíveis, também foram utilizados para produzir extratos, filmes comestíveis e adsorventes de poluentes orgânicos e inorgânicos. Outra atividade importante foi a produção, plantio e distribuição de mudas das árvores, como modo de promover o empoderamento das famílias rurais, com a conscientização da população sobre a riqueza nutricional, cultural, econômica, ambiental e social do bioma Cerrado. O GEPEQF também realizou ações de extensão “Árvores do Cerrado” visando envolver a comunidade local, estudantes e professores da rede pública de ensino de Sete Lagoas e de São Joaquim de Bicas nos esforços de conservação e conscientização ambiental, a fim de fortalecer a relação entre ciência e sociedade.

O Cerrado vem sofrendo há anos com o desmatamento, causando sérios danos ao ambiente e agravando o aquecimento global. Uma forma para minimizar esses efeitos é incentivar a conservação e valorização da sua rica biodiversidade por meio do conhecimento de suas potencialidades e aplicações, além de incentivar o extrativismo sustentável, utilizar suas espécies frutíferas no desenvolvimento de novos produtos e difundir conhecimento para a população local. Portanto, pesquisas sobre os frutos do Cerrado e suas funcionalidades são importantes como uma das ações de preservação desse bioma e de aproveitamento dos resíduos. Além disso, esse projeto teve o intuito da população valorizar a riqueza do Cerrado, além de proporcionar uma nova fonte de renda e o empoderamento das comunidades rurais sobre a importância econômica, social e ecológica em preservar o bioma Cerrado, estimulando o extrativismo sustentável e a recuperação de áreas degradadas.

Venha conhecer as potencialidades das árvores do Cerrado e de seus frutos para que este bioma tão degradado, mas tão rico em biodiversidade e importante para o Brasil, seja preservado!!!

Produtos de Conhecimento

Galeria

Privacy Preference Center