“Sustentabilidade no Campo: Modelagem Computacional e Sensoriamento Remoto transformam a produção agrícola no Cerrado”
Em constante busca para entender os sistemas de produção agrícola e pecuária, por meio de modelagem computacional e sensoriamento remoto, visando otimizar a intensificação sustentável das atividades produtivas; e facilitar a interação entre profissionais do setor rural e agricultores, com o conhecimento acadêmico, produção científica e inovação tecnológica, o trabalho de Daniel Abreu, pesquisador da UFMT em Sinop–MT, se sobressai.
A equipe principal responsável pela execução das atividades descritas é composta por pesquisadores vinculados UFMT e EMPAER-MT, como Daniel Carneiro de Abreu, Wininton Mendes da Silva, Cleverson Freitas de Almeida, Danielle Helena Muller, Sylvia Sanae Takishita, Jessica Lima Viana e Luana Molossi. Além disso, contamos com a colaboração de Aaron Kinyu Hoshide, da Universidade do Maine (EUA). A equipe parceira inclui Dalihia Nazaré dos Santos da EMPAER-MT, Axel Garcia y Garcia da Universidade de Minnesota (EUA), Lino Roberto Ferreira da UFV e Abílio Rodrigues Pacheco da Embrapa, todos com experiência em suas áreas de atuação, contribuindo de forma significativa para o sucesso e a abrangência do projeto.
O foco central da pesquisa foi avaliar os sistemas de produção agropecuários utilizando modelagem computacional visando otimizar a intensificação sustentável da atividade produtiva. Além disso, buscamos aproximar profissionais do campo e produtores rurais do conhecimento acadêmico, da produção científica e da inovação tecnológica geradas, demandadas ou adaptadas por meio do projeto.
Instalamos, conduzimos e avaliamos ensaios experimentais no Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia da EMPAER-MT em Sinop–MT, visando aplicar tecnologias de baixo carbono e boas práticas agrícolas. Após a condução dos ensaios, foram simulados cenários sustentáveis por meio da calibração do modelo computacional Integrated Farm System Model (IFSM), utilizando dados biológicos e econômicos de um sistema de cultivo e criação comercial. Além disso, capacitamos produtores rurais, estudantes, pesquisadores e extensionistas rurais por meio de material digital, visando introduzir tecnologias inovadoras para alcançar cenários mais produtivos e sustentáveis.
As informações geradas pelo projeto servirão de base para a aplicação de boas práticas agrícolas em todo o bioma Cerrado e até mesmo em outros biomas. Além disso, essas informações são úteis para produtores rurais, pesquisadores e extensionistas, oferecendo a possibilidade de aplicar características específicas da propriedade, como experiência no cultivo de culturas anuais, nível tecnológico, disponibilidade de assistência técnica, infraestrutura e logística.
Como resultado do projeto, alcançamos importantes metas e resultados. Estruturamos e operacionalizamos os ensaios experimentais no Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologia da EMPAER-MT em Sinop (MT). Capacitamos um total de 750 profissionais e produtores rurais. Editamos também 2 livros e publicamos 3 artigos. Esses resultados demonstram o impacto positivo e a relevância do projeto na disseminação de práticas agrícolas sustentáveis e na capacitação de profissionais e produtores.
Os biomas brasileiros apresentam uma enorme heterogeneidade em relação a aspectos edafoclimáticos, tamanho das propriedades, escala de produção e nível tecnológico empregado na produção. Além disso, o nível educacional e econômico do produtor. A utilização de modelagem computacional é um recurso que permite o correto manejo dos solos e otimização da aplicação de práticas agronômicas sustentáveis. No entanto, a adoção dos sistemas de cultivo e das práticas utilizadas no projeto dependem da aptidão e das condições edafoclimáticas da região.
Produtos de destaque da pesquisa
TECNOLOGIA PARA ASSEGURAR A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA OU MANEJO DO SOLO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES!
O primeiro Dia de Campo das Pesquisas foi realizado pelo pesquisador Dr. Daniel Abreu em 28 de julho de 2022, na Fazenda Boitanga, no município de Tangará da Serra–MT. O Projeto Rural Sustentável com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promoveu esse evento com o intuito de aproximar produtores, profissionais da área e jovens do conhecimento acadêmico, da inovação tecnológica e da produção científica. No total foram 110 participantes, dentre eles 76 adultos e 34 jovens.
O Coordenador Daniel Abreu, responsável pela Pesquisa P-001-MT-332, ministrou a palestra “Sistemas Integrados de Produção Agropecuária’’ e o colaborador Wininton Mendes da Silva
(EMPAER) ministrou a palestra “Manejo da fertilidade do solo para altas produtividades”. O evento foi importante para ressaltar a necessidade de identificar práticas e desenvolver sistemas de produção, com estratégias de manejo e tecnologias, que minimizem ao máximo o impacto da atividade agrícola sobre o meio ambiente, motivo pelo qual se tem atribuído ênfase ao conceito de sustentabilidade.