Finanças Verdes

A frente de Finanças Verdes possui como objetivo definir a estrutura de incentivos econômico-financeiros, facilitando seus acessos, e promover o desenvolvimento da cadeia de valor através de benefícios coletivos e da certificação da propriedade rural dentro do escopo do projeto.

As principais ações estabelecidas são divididas em cinco frentes.

Acesso ao Crédito

Será realizado estudo sobre os instrumentos financeiros disponíveis no mercado nacional e internacional com o objetivo de levar mais informação e facilitar o acesso a esses instrumentos para produtores(as) rurais atendidos(as) pelo projeto.

Benefícios Coletivos

Estão previstas ações de diagnóstico e prognóstico das demandas locais e das cadeias de valor existentes e promissoras e a gestão e acompanhamento de distribuição de benefícios coletivos para os(as) produtores(as) rurais.

Certificação

Proposição de novo modelo de certificação para ILPF, capacitações para gestores públicos e ATERs e a implementação de um projeto piloto de certificação.

Inovações

O projeto vislumbra promover inovações em finanças verdes que possam gerar benefícios e novas formas de apoio para a sustentabilidade de propriedades que aderirem à agricultura de baixa emissão de carbono.

Tributos e incentivos

Será realizado o levantamento de incentivos fiscais e tributários existentes para as principais cadeias de valor dentro da região de abrangência do projeto com o objetivo de gerar mais informação e economia para os(as) produtores(as) rurais.