Nos últimos dias 3 e 4 de julho, o projeto promoveu o treinamento presencial dos/as facilitadores/as, que vão atuar na 2ª edição das Ações de Popularização do Projeto Rural Sustentável – Cerrado. Durante o encontro, que aconteceu em Brasília, foram realizadas atividades de sensibilização e reflexão, dinâmicas de grupo e atividades colaborativas. O encontro reuniu veteranos e novatos para uma troca de experiências e um balanço dos pontos positivos e pontos de atenção e melhoria, considerando a r 1ª edição. Além disso, houve uma integração com a equipe de campo, em que participaram os coordenadores e coordenadoras estaduais, Josyany Duarte, Jéssyca Stanieski, Victor Moura e Armando Urenha.
“Esta formação tem o objetivo de reiterar valores que a popularização não abre mão, entre eles os da afetuosidade, da ludicidade e do respeito. O método é flexível, mas o mais importante é ter as crianças e os jovens acima do método. Tivemos uma integração satisfatória e estamos prontos para o novo desafio”, afirmou a Gerente de Empoderamento Social do projeto, Denise Agustinho.
Sensibilização nas escolas
As Ações de Popularização da Produção Rural Sustentável tem como objetivo sensibilizar estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas, rurais e urbanas, sobre a temática sustentável. As atividades consistem em vivências, oficinas, atividades de imersão e de trocas de experiências, com características específicas para cada faixa etária.
Por meio da Jornada de Aprendizagem, que é constituída por 6 etapas, crianças e jovens são inspirados a refletirem sobre o senso de pertencimento à natureza no bioma Cerrado, seu papel na preservação e conservação dos recursos naturais, na promoção da produção rural sustentável e de baixa emissão de carbono e a sua relação com o território, a escola e a comunidade.