Análise das propostas, avaliação técnica, avaliação in loco e classificação final das UDs. Essas são as etapas de seleção para Unidades Demonstrativas que está aberta até o dia 11/12. É imprescindível que a propriedade, ou parte dela, já tenha implantada algumas das tecnologias de baixa emissão de carbono apoiadas pelo projeto: os sistemas de Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), entendidas como sinônimo de Sistemas Agroflorestais (SAFs), e/ou Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD). Serão selecionadas 170 propriedades, localizadas nos 4 estados, 13 microrregiões e 101 municípios abrangidos pelo projeto.
Saiba quais são as etapas e os processos de seleção do edital:
- 1º etapa: análise de elegibilidade das propostas cadastradas, incluindo verificação dos documentos aplicados em relação ao produtor e à propriedade – neste processo será realizada a análise dos documentos. Será verificada a regularidade formal, tributária e fiscal de cada produtor(a) (pessoa física ou jurídica). Assim como a localidade, cadastros e documentos da propriedade;
- 2ª etapa: avaliação técnica preliminar e pré-seleção de propostas – aqui serão avaliados os documentos referentes à tecnologia implantada na propriedade e outras informações técnicas solicitadas;
- 3ª etapa: avaliação in loco da tecnologia implantada na propriedade – nesta etapa, as propriedades previamente aprovadas e pré-selecionadas serão avaliadas in loco pela equipe de monitores locais do projeto. Serão verificadas informações fornecidas durante o cadastro;
- 4ª etapa: aprovação final e classificação das UDs – Após validação das informações in loco da propriedade, será realizada uma avaliação técnica e classificação final das UDs do projeto.
Avaliação in loco da propriedade:
Neste momento, a propriedade será avaliada presencialmente pela equipe de monitores(as) locais do Projeto. Durante a visita, serão confirmadas as informações fornecidas no cadastro, além da observação da tecnologia aplicada na propriedade. O agendamento será feito a partir de contato telefônico, dentro do prazo estabelecido no edital. No dia, o cadastrado deverá estar presente e se responsabilizar em fornecer as informações necessárias. Caso não possa, deverá notificar a nossa equipe durante o agendamento e autorizar outra pessoa mediante documento devidamente assinado. A não avaliação in loco está sujeita a reprovação da UD no edital.
Cuidados com a pandemia:
Para preparar e viabilizar a ida da equipe de campo para as atividades presenciais individualizadas, o Rural Sustentável – Cerrado elaborou a Cartilha de Prevenção contra a Covid – 19. Formas de transmissão e proteção; sintomas; informações sobre isolamento social; uso e descarte dos equipamentos de proteção individual; e protocolo de segurança são os principais temas abordados no material. Como nessa ocasião o contato será presencial, respeite o distanciamento, use máscara e lave bem as mãos com água e sabão ou álcool 70% após a visita.
Canais de atendimento a produtores(as):
Em caso de dúvidas sobre o edital, sobre a documentação necessária para participar, dificuldades no momento do cadastramento ou mais informações sobre a avaliação in loco, há um call center disponível pelo 0800 038 6616, de segunda a sexta, das 9h às 18h (horário de Brasília). Também é possível tirar dúvidas pelo e-mail chamada.ud@iabs.org ou pelo WhatsApp: 61 9 8413 9285. Foi elaborado, ainda, um tutorial com o passo a passo para o cadastramento e um vídeo com todas as orientações.