Os mestrandos da 1ª Edição do Mestrado Profissional do Projeto Rural Sustentável – Cerrado, realizado em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), começaram a defender as suas teses nesta última sexta-feira, 1º de dezembro. O curso, voltado para a temática de sistemas agropecuários de baixa emissão de carbono no bioma Cerrado, é ministrado por dois programas de pós-graduação da UFLA: Ciência e Tecnologia da Produção Animal (PPGCTPA) e Desenvolvimento Sustentável e Extensão e Ciência e Tecnologia da Produção Animal (PPGDE).
O primeiro mestrando a defender sua dissertação foi Orismar Alves Rocha, que se dedicou ao tema Diagnóstico da Regularização Ambiental em Propriedades Rurais: Estudo de caso de uma Bacia Hidrográfica do Noroeste de Minas Gerais.
Outro aluno do Mestrado é o engenheiro agrônomo de Sidrolândia (MS), Wildney Almeida, que compartilha a sua experiência e expectativas com o curso. “Esse mestrado veio para somar com convicções que sempre tive a respeito do meio ambiente. Ele me possibilitou conhecer projetos e pessoas que estão empenhadas em fazer um mundo melhor para se viver, aplicando técnicas e conhecimentos científicos para mitigar os gases de efeito estufa. Com os resultados obtidos da pesquisa, pretendemos propor políticas públicas e propor medidas para uma agropecuária de baixa emissão de carbono”, conta Wildney.
No programa de pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão, as pesquisas dos alunos e alunas trazem como temas a produção orgânica, o uso de frutos nativos do Cerrado, a avaliação e percepção de produtores e produtoras sobre as tecnologias de baixa emissão de carbono, análise sobre a assistência técnica, inovação digital no campo, regularização ambiental em propriedades rurais, avaliação de políticas públicas de sustentabilidade, logística reversa de resíduos orgânicos, bem como a análise de metodologias de Dias de Campo e de ações de sensibilização em escolas nas temáticas do projeto.
Já no programa de Ciência e Tecnologia da Produção Animal, as pesquisas de Mestrado trazem como temas a avaliação de recursos hídricos na produção animal e de estoque de carbono no solo em sistemas agroflorestais, avaliação de estratégias para controle de plantas daninhas, estudo de avicultura e produção de bovinos na agricultura familiar, assim como alguns estudos sobre pastagens, como avaliação de gramíneas mais apropriadas e de pastagens em sistemas com tecnologia de baixa emissão de carbono.
Sobre a 1ª Edição
A 1ª Edição do Mestrado Profissional teve início em março de 2022, reunindo profissionais, técnicos(as), produtores(as) e gestores(as) públicos(as) que atuam no meio rural ou em áreas afins. O curso foi realizado de forma híbrida, com aulas remotas e presenciais nos quatro estados de atuação do PRS – Cerrado: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Atualmente, o Mestrado Profissional também está realizando a sua 2ª Edição, que teve início em março de 2023 com 26 estudantes.