As pesquisas que estão impulsionando avanços e inovações para uma produção mais sustentável no campo, no estado de Minas Gerais, tiveram os seus resultados apresentados em evento realizado na quinta-feira, 06/06, pelo PRS – Cerrado. O Seminário de divulgação das Pesquisas apoiadas pelo Projeto aconteceu na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG), e reuniu cerca de 120 participantes. Entre eles, estavam gestores públicos, pesquisadores(as), estudantes, produtores(as) rurais e Organizações Socioprodutivas parceiras.
Nove pesquisas com foco no estado de Minas Gerais foram apresentadas no evento. Todos os detalhes sobre cada uma delas podem ser conferidos no livreto disponível.
“Neste Seminário, pudemos ver diversos produtos, processos, artigos científicos, que foram frutos desses dois anos de parceria com o Projeto Rural Sustentável - Cerrado. Todos esses produtos foram de extrema relevância e serviram como um modelo para a nossa instituição porque integrou a sociedade com as nossas pesquisas científicas e a formação acadêmica.”
André Baldoni, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de São João del-Rei
“O evento nos fez ver bastante resultados significativos que demonstram ainda mais o potencial desse Projeto para gerações futuras. Foi de grande incentivo e ganho não só para nós estudantes, mas também para os professores e a população.”
Ana Carolina, estudante de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de São João del-Rei, campus Sete Lagoas
O investimento em pesquisas no estado de Minas Gerais
O PRS – Cerrado visa promover a geração de conhecimento e fortalecer a massa crítica de instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento e pesquisadores(as) envolvidos(as) nas temáticas que englobam a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono no Cerrado. Para isso, fornece apoio financeiro para a execução de projetos de pesquisa em duas linhas de atuação:
• Edital de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) – destinado a instituições de ensino e pesquisa e seus pesquisadores(as), visa atrair novas iniciativas e inovações direcionadas para sistemas sustentáveis de produção agropecuária com foco na agropecuária de baixa emissão de carbono e inovações tecnológicas e de mercado nos estados de atuação do projeto;
• Pesquisas Direcionadas – engloba os projetos que objetivam responder às principais lacunas e demandas de conhecimento atuais no tema e nas tecnologias apoiadas pelo projeto, além de acompanhar e monitorar pesquisas prioritárias para o alcance dos objetivos do projeto.
Com um investimento superior a 12 milhões de reais, o PRS – Cerrado está apoiando 35 pesquisas científicas agrupadas por temas específicos. Dessas, 13 fazem parte das Pesquisas Direcionadas, enquanto 22 foram selecionadas através do Edital de Pesquisa e Desenvolvimento. Apenas no estado de Minas Gerais, em 9 projetos de pesquisa foram investidos mais de R$ 3,7 milhões. Entre as instituições executoras estão as Embrapas Agrossilvipastoril, Agrobiologia, Meio Ambiente e Milho e Sorgo, além Instituições como Universidade Federal de São João Del-Rei, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Lavras e a Epamig.