O PRS – Cerrado, em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), realizaram, neste 27 de maio, um evento de premiação das escolas que alcançaram a categoria Super Sustentável na Jornada de Aprendizagem das Ações da Popularização da Produção Rural Sustentável e do Jogo Coopera Cerrado do ano de 2023. O momento contou com a participação de estudantes e educadores(as) representantes das escolas, do MAPA e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), executor do Projeto.
As escolas premiadas na categoria Super Sustentável receberam um valor de R$ 18 mil destinado ao financiamento de projetos para melhorias nas instalações e/ou promoção de atividades comunitárias e socioambientais, em prol de uma agricultura mais sustentável e resiliente no bioma Cerrado. Para isso, elas tiveram que realizar a Jornada de Aprendizagem completa, bem como as missões e desafios propostos pelo Jogo Coopera Cerrado, fazendo mais interações dentro da comunidade escolar e com outras instituições de ensino.
“Estas escolas vencedoras fizeram mais de uma centena de interações com outras escolas, seja presencialmente em mutirões, seja por cartas, por redes de troca de sementes, envio das caixas agrícolas da natureza, ou vídeo-desafios lançados”, explica Denise Agustinho, Gerente de Empoderamento Social do PRS – Cerrado.
“Nós temos um desafio que é pensar como trazer coisas inovadoras para que essa juventude se interesse pelo meio ambiente, pela sustentabilidade, ainda mais dentro da questão de sucessão rural. Em ações nas escolas como essas, conseguimos abrir uma conversa importante para todos, que mostra o valor da cooperação na missão de transformar a nossa realidade em algo mais sustentável”, destaca Melissa Curi, Coordenadora de Capacitação do PRS – Cerrado.
Quatro instituições foram premiadas na ocasião, uma de cada estado de atuação do Projeto. São elas:
- Escola Estadual Militar Dom Pedro II “André Maggi” (Rondonópolis – Mato Grosso)
- Escola Municipal do Campo Professora Maria da Conceição (Bataguassu – Mato Grosso do Sul)
- Escola Municipal Maria Bárbara Sucena (Catalão – Goiás)
- Escola Estadual Coronel Tonico Franco (Ituiutaba – Minas Gerais)
Sensibilização nas escolas
As Ações de Popularização da Produção Rural Sustentável tem como objetivo sensibilizar sobre a temática sustentável estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas, rurais e urbanas. As atividades consistem em vivências, oficinas, atividades de imersão e de trocas de experiências, com características específicas para cada faixa etária.
Por meio da Jornada de Aprendizagem, que é constituída por seis etapas presenciais e seis etapas virtuais, crianças e jovens são inspirados a refletirem sobre o senso de pertencimento à natureza no bioma Cerrado, seu papel na preservação e conservação dos recursos naturais, na promoção da produção rural sustentável e de baixa emissão de carbono e a sua relação com o território, a escola e a comunidade.
Ao final da Jornada, as escolas realizaram atividades interativas com a participação das famílias e de outras instituições escolares das regiões. Essas atividades envolveram a criação de uma feira agroecológica, exposição de sementes catalogadas, limpeza de um rio, vendas de mudas e artesanatos, e o aproveitamento criativo das estruturas de lâmpadas fluorescentes que seriam descartadas.
“Desejo que esse projeto continue por muitos anos, porque é muito bom ter esse incentivo que cria uma abordagem tão fixa e prática com esses jovens alunos para que eles ganhem conhecimento e possam repassar tudo o que aprenderam para a frente”, compartilha o Professor Heitor Franco de Souza, da Escola Estadual Tonico Franco, de Ituiutaba (MG).
Entre as melhorias a serem implementadas nas escolas – escolhidas pelos próprios estudantes – estão a construção de uma sala multimídia e sala esportiva, aquisição de equipamentos científicos, construção de pátios e a instalação de placas solares.