Frentes de atuação

Henrique Marinho Leite Chaves

Universidade de Brasília, Dep. de Engenharia Florestal

Projeto: Avaliação da Sustentabilidade Hidro-ambiental e Socioeconômica da Restauração de Pastagens na Região da APA das Nascentes do Rio Vermelho–GO.
Investimento PRS – Cerrado: R$ 200.000,00
Instituição: Universidade de Brasília, Dep. de Engenharia Florestal
Instituições Parceiras: Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde

Rumo à Sustentabilidade na APA das Nascentes do Rio Vermelho!

Projeto é liderado pelo Prof. Henrique Marinho Leite Chaves da Universidade de Brasília, embarcou em uma missão para avaliar a sustentabilidade hidro-ambiental e socioeconômica da restauração de pastagens na região da APA das Nascentes do Rio Vermelho, localizada em Goiás. Composto por uma equipe comprometida com a sustentabilidade, formados por pesquisadores, estudantes e moradores locais. Com a fusão de expertise técnica, engajamento social e perspectiva voltada para o amanhã, estão firmemente empenhados em causar impacto positivo na Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Vermelho.

O projeto adotou uma abordagem holística, combinando pesquisa científica, modelagem hidrossedimentológica e ações práticas no terreno. Realizou-se o monitoramento em parcelas experimentais e micro-bacias em Mambaí–GO, expandindo esse monitoramento para outras propriedades e municípios da APA.  Foi quantificado e valorizado os serviços hidro-ambientais gerados pela restauração de pastagens, utilizando modelos avançados e técnicas econômicas apropriadas.

A degradação das pastagens na APA das Nascentes do Rio Vermelho contribui para o aumento do escoamento superficial, da erosão e da sedimentação, afetando tanto o meio ambiente quanto a viabilidade econômica das propriedades locais. Nosso projeto visa interromper esse ciclo vicioso, promovendo a restauração das pastagens e valorizando os serviços ambientais gerados, o que beneficia tanto os produtores quanto o ecossistema local.

Considerando a alta vulnerabilidade ambiental e socioeconômica da APA das Nascentes do Rio Vermelho-NRV, os objetivos do Projeto foram: i) Restaurar pastos degradados da APA-NRV com espécies exóticas e nativas do Cerrado, ii) monitorar hidrossedimentologicamente os diferentes tipos de ocupação da APA-NRV (Pasto Degradado; Pasto Restaurado; Cerrado Natural), e iii) quantificar os Serviços Hidroambientais da restauração.

Para tanto, pastos degradados de e municípios da APA-NRV foram restaurados com gramíneas exóticas e nativas do Cerrado, e monitorados hidrossedimentologicamente durante 3 anos, e os resultados comparados com aqueles de pastos degradados e de Cerrado nativo (testemunhas).

Os resultados indicam que a restauração das pastagens degradadas reduziu ligeiramente o escoamento superficial e diminuiu significativamente a perda de solo, quando comparado às áreas degradadas. A tendência é que, mantidos o bom manejo dos pastos restaurados, os valores de perda de água e de solo se aproximem daqueles das parcelas sob Cerrado natural, indicando um grande potencial de geração de serviços ambientais. 

Portanto, esses resultados são fundamentais para promover uma mudança de paradigma na região, servindo de modelo para todo o estado de Goiás e além.

Qual mensagem quer deixar para o público do PRS-Cer.?

Caros amigos da APA das Nascentes do Rio Vermelho, juntos estamos construindo um futuro mais sustentável e próspero para nossa região. Nosso trabalho é apenas o começo de uma jornada de transformação, onde o cuidado com o meio ambiente anda de mãos dadas com o progresso econômico e social. Contamos com o apoio e engajamento de todos para continuarmos avançando nesse caminho rumo à sustentabilidade. Juntos, somos capazes de criar um legado para as gerações futuras. 

Produtos de Conhecimento

Galeria

Privacy Preference Center