Nos dias 13, 14 e 20 de junho, foram realizadas, virtualmente, as reuniões de boas-vindas com os(as) representantes das escolas e equipes que irão participar da 2ª edição das Ações de Popularização do Projeto Rural Sustentável – Cerrado. Durante cada reunião, foram apresentados(as) os(as) integrantes das equipes de campo estaduais e os(as) respectivos(as) facilitadores(as) responsáveis pela execução das ações de popularização, que estarão acompanhando as escolas durante toda a Jornada de Aprendizagem.
Esse também foi um momento para apresentar as atividades pedagógicas que serão realizadas e os materiais que serão utilizados em cada etapa. Como um dos destaques, foi mencionado que a primeira visita da equipe de facilitação nas escolas será para pactuar o Plano de Implementação da Jornada de Aprendizagem, no qual serão definidas as atividades pedagógicas e as datas de implementação.
A Gerente de Empoderamento Social do projeto, Denise Agustinho, fala um pouco mais sobre como foram as reuniões e alguns dos resultados já alcançados. “Foi um momento para abrir o canal de diálogo e apresentar os facilitadores que estarão atuando nas escolas. Então, cada escola já sabe qual equipe que irá atender cada município”, explica Denise.
Sensibilização nas escolas
As Ações de Popularização da Produção Rural Sustentável têm como objetivo sensibilizar estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas, rurais e urbanas, sobre a temática sustentável. As atividades consistem em vivências, oficinas, atividades de imersão e de trocas de experiências, com características específicas para cada faixa etária.
Por meio da Jornada de Aprendizagem, que é constituída por seis etapas presenciais e seis etapas virtuais, crianças e jovens são inspirados a refletir sobre o senso de pertencimento à natureza no bioma Cerrado, seu papel na preservação e conservação dos recursos naturais, na promoção da produção rural sustentável e de baixa emissão de carbono e a sua relação com o território, a escola e a comunidade.