Na etapa documental da Chamada Integrada de Organizações Socioprodutivas (OSPs) e Unidades Multiplicadoras (UMs), 54 instituições se tornaram elegíveis. Para o PRS – Cerrado, esses coletivos de produtores(as) rurais configuram parte fundamental para o desenvolvimento das atividades do projeto. 

A nucleação das ações do campo será desenvolvida a partir das Organizações Socioprodutivas — referências também para as articulações com os atores do projeto, desde as famílias de produtores(as) até agentes e instituições de assistência técnica. É por meio da estruturação dessas instituições que buscamos fortalecer a implementação das práticas produtivas sustentáveis apoiadas por nós  em pequenas e médias propriedades: Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), entendidos como sinônimos de Sistemas Agroflorestais (SAFs), e Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD).  

Com base no fortalecimento das OSPs e da implantação das tecnologias apoiadas pelo PRS – Cerrado, o projeto busca a transição para uma agricultura de baixa emissão de carbono e a construção de um legado de sustentabilidade na área rural do bioma. 

Veja mais sobre a importância das OSPs no vídeo abaixo

Benefícios

No âmbito da Chamada Integrada de OSPs e UMs, o PRS – Cerrado apoiará diversos benefícios, dentre eles demandas comunitárias por meio dos Benefícios Coletivos (BCs). O projeto classifica como demandas elegíveis para recebimento dos benefícios aquelas que são de uso comum, e que tragam ganhos diretos e indiretos para o grupo vinculado à OSP. Também são considerados eletivos bens e serviços que apoiem o fortalecimento da organização, e possibilitem o suporte técnico, gerencial e informacional com potencial de gerar renda aos(às) produtores(as). Serão priorizadas demandas que atendam o máximo possível de beneficiários(as); envolvam a maior diversidade possível de atores locais; e apresentem a maior eficiência no uso dos recursos financeiros disponibilizados.