O Projeto Rural Sustentável – Cerrado divulga, nesta sexta-feira (25,) o resultado final da Fase I do Edital de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Em razão da criatividade, inovação e relevância das submissões, o cronograma precisou ser replanejado. A alta qualidade das propostas resultou no aumento do número de projetos aprovados por estado de atuação do PRS – Cerrado – GO, MG, MS e MT -, e também do valor global disponível ao edital, que passou para R$ 4 milhões. Ao todo, foram 20 projetos de pesquisa selecionados nesta fase, sendo cinco em Goiás, seis em Minas Gerais, quatro em Mato Grosso do Sul e cinco em Mato Grosso.
As propostas passaram pela análise de elegibilidade, análise e julgamento pelo Comitê-Avaliador Técnico Científico, até chegarem à terceira e última etapa, a seleção pelo Comitê Estratégico, formado por pelo menos um(a) representante do MAPA, IABS e Associação Rede ILPF. Os dois comitês avaliaram critérios como consórcios entre instituições; abrangência temática do projeto de pesquisa e sua relação com o(s) tema(s) do edital; criatividade; qualidade, originalidade e impacto; estrutura e apresentação da proposta; conexão estratégica com a diversidade de linhas temáticas, distribuição geográfica, assim como os objetivos e limites orçamentários do processo seletivo; dentre outros.
Dentre as 20 instituições com projetos aprovados, há universidades e institutos federais, empresas públicas, institutos de pesquisa e instituições do terceiro setor.
O que vem pela frente?
A partir de agora, a Frente de Pesquisa do PRS – Cerrado entrará em contato e fará uma reunião com cada um(a) desses(as) 20 pesquisadores(as) selecionados(as) na Fase I. Desse ponto em diante, tem início a Fase II do edital, em que os(as) coordenadores(as) das propostas selecionadas deverão apresentar uma descrição minuciosa do projeto de pesquisa, com o apoio da equipe técnica do projeto, por meio do portal de submissão de propostas do Projeto Rural Sustentável – Cerrado. A submissão para a segunda fase começa no dia 14 e vai até 30 de julho.
Adicionalmente às propostas selecionadas, será criado um cadastro reserva. Caso alguma proposta selecionada não atenda aos requisitos e necessidades da Fase II, poderão ser indicadas pelo Comitê Estratégico outras propostas previamente selecionadas neste cadastro reserva.