O Projeto Rural Sustentável – Cerrado passou por mais uma rodada de articulações visando novas possibilidades de ações em conjunto. Dessa vez, o destino foi Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, nos dias 02 e 03 de abril. O Coordenador Geral do PRS – Cerrado, Luís Tadeu Assad, a Coordenadora de Campo, Marília Ramos, e a Coordenadora de Campo Estadual, Jéssyca Stanieski estiveram presentes na sede da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), na Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) e na Superintendência Federal de Agricultura de Mato Grosso do Sul (SFA-MS).
Na primeira parada, a equipe foi recebida na sede da AGRAER pelo chefe do setor de ATER, Arnaldo Santiago Filho. O objetivo foi apresentar as possibilidades de ações conjuntas, como capacitações e seminários voltados para a agropecuária de baixa emissão de carbono. “Por meio da reunião, decidimos fazer um acordo de cooperação técnica que envolve ações como a jornada técnica com os cursos EAD e depois presencial, além dos seminários de crédito rural e legislação ambiental. Agora, os próximos passos serão viabilizar esse acordo e avançar nesse propósito”, ressalta Arnaldo.
Na AGRAER, também participaram a Chefe do setor Ambiental, Leda Perdomo, a Assessora da Gerente de Desenvolvimento Agrário, Rosemeire Borges, e as servidoras do Setor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Lilian Oliveira e Aldione Soares.
Os debates sobre o acordo de cooperação técnica seguiram junto à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) com a presença do Secretário Executivo de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Humberto de Mello Pereira. “Nós temos acompanhado todo o processo que envolveu o desenvolvimento das comunidades atendidas no PRS – Cerrado e entendemos que a Secretaria pode dar maior capilaridade e fazer com que, de forma transversal, outras políticas públicas cheguem a esse público beneficiado do Projeto. Estamos bastante otimistas com esse termo de cooperação que representa parcerias importantes envolvendo a agricultura familiar no nosso estado”, destaca o Secretário Humberto.
Também estiveram presentes, na SEMADESC, o Coordenador de Agricultura, Fernando Nascimento, e o Coordenador de Apoio à Inclusão Sanitária, Agroindústria e Certificação da Produção Familiar, David Lourenço.
Por fim, o PRS – Cerrado se reuniu com a Superintendência Federal de Agricultura de Mato Grosso do Sul para atualizar a SFA-MS em torno das ações do Projeto no estado, ilustrando, assim, o impacto positivo das atuações junto aos(às) beneficiários(as) sul-mato-grossenses. Junto à equipe, estava o Superintendente José Antonio Roldão, e o Chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural, Márcio Menegazzo.