Tornar o conteúdo dos cursos de Educação a Distância mais acessível aos produtores(as) rurais e democratizar o conhecimento – esse foi o objetivo dos Polos Presenciais de EaD Introdutório para Produtores(as) Rurais, promovidos pelo Projeto Rural Sustentável – Cerrado. As atividades, que aconteceram entre os dias 9 de novembro e 5 de dezembro, reuniram mais de 280 participantes, nas treze microrregiões dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.


Seu Rosalvo Motta é presidente da Associação do Assentamento Esperança em Anaurilândia (MS) e foi um desses alunos, tendo participado do polo no município de Nova Andradina. Com novos conhecimentos em torno das mudanças climáticas e novas experiências para serem aplicados no seu dia a dia no campo, ele compartilha: “eu estou extremamente satisfeito por ter participado do curso, pois falamos de baixa emissão de carbono e essa é uma das coisas mais essenciais no nosso país atualmente. Esse curso foi uma das melhores ações que já participamos no Projeto Rural Sustentável – Cerrado.


A propagação do conhecimento, inclusive, não ficou só para os(as) produtores(as) rurais. A jovem estudante Maria Luísa, de 11 anos, acompanhou os pais durante o curso em Nova Andradina e saiu de lá com muitas lições. “Aprendi muitas coisas aqui que eu ainda não tinha visto na escola, principalmente sobre o efeito estufa. Sem dúvidas foi um aprendizado muito grande pra mim”, compartilha a jovem.


Pensados para assegurar um aprendizado mútuo, os polos presenciais trouxeram uma metodologia adaptada à realidade de cada grupo de produtores(as). Os momentos foram compostos pela apresentação das videoaulas e  rodas de conversa, que possibilitaram  um conhecimento mais acessível e o compartilhamento das  experiências entre os(as) participantes.


Educação e sustentabilidade, uma parceria PRS – Cerrado com Canal Futura


O curso de EaD do PRS – Cerrado em Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Rural Sustentável no Cerrado é realizado em parceria com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho. Com a carga horária de 20 horas, que pode ser distribuída ao longo de 30 dias, o curso traz três módulos e um total de nove aulas, compostas por: apostilas, videoaulas, pílulas do conhecimento, exercícios de avaliação, além do material complementar de apoio.


Além dos produtores(as) rurais beneficiários(as) do PRS – Cerrado, o EaD Introdutório é aberto para todos os públicos de forma online e gratuita. O curso é feito via Moodle, plataforma de aprendizagem virtual. Para se inscrever, basta entrar no site do Programa de Capacitação, clicar na aba “login” que aparece na parte superior direita da tela, e preencher as informações do cadastro.


Deseja aprender mais sobre as Mudanças Climáticas e o Desenvolvimento Rural Sustentável no Cerrado? Acesse o site e faça a sua inscrição agora mesmo!