Entre os dias 02 a 06 de dezembro, os(as) 21 estudantes da 3ª Edição do Mestrado Profissional desembarcaram em Rondonópolis (MT) para a quarta e última semana de aulas presenciais. O Mestrado é uma ação promovida pelo Projeto Rural Sustentável – Cerrado em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) com o objetivo de capacitar, qualificar e aperfeiçoar profissionais em práticas produtivas sustentáveis, gestão da propriedade e em tecnologias e inovação para o campo.
A turma, composta por estudantes dos quatro estados de atuação do Projeto – Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – foi acompanhada pela Gerente do Mestrado do PRS – Cerrado, Raquel Caribé. O professor Thiago Assis, do Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão da UFLA (PPGDE/UFLA) esteve presente para ministrar a disciplina oferecida nesta semana.
Além das aulas teóricas, os estudantes também tiveram a oportunidade de visitar uma cooperativa de produtores e produtoras rurais que atuam com agricultura familiar. As mulheres da cooperativa, além de atuarem com a produção rural, possuem uma associação para produção de biojóias a partir do látex da seringueira. A visita aconteceu em um Dia de Campo na Cooperativa de Seringueiros de Ouro Branco (Coopsob), onde foram recebidos com as palestras do Sr. Rubens Ribeiro, presidente da cooperativa, e da Srta. Cristiane Silva Reis, cooperada e presidente da Associação Flores da Seringueira. Ambos palestrantes têm suas propriedades como Unidades Demonstrativas (UDs) do projeto, com sistemas de integração.
“Nesse dia pudemos conhecer como foi a trajetória destas mulheres em sua organização e na confecção de seus produtos, bem como conhecer a história da cooperativa, seus desafios e sua trajetória. A visita de campo complementou de forma prática as aulas teóricas, que aconteceram na Universidade Federal de Rondonópolis, enriquecendo as discussões sobre o cenário da produção rural frente aos desafios das mudanças climáticas e da sustentabilidade, e sobre o protagonismo das mulheres do campo. Com esta semana, concluímos os quatro encontros presenciais desta edição do Mestrado”, destaca a Gerente do Mestrado Profissional do PRS – Cerrado, Raquel Caribé.
Um ano de aprendizados
Atualmente em sua 3ª edição, o Mestrado Profissional em Mudanças Climáticas e Agropecuária de Baixa Emissão de Carbono do PRS – Cerrado promoveu, ao longo de 2024, quatro semanas presenciais que buscaram aplicar na prática o conteúdo do Mestrado, além de promover a integração e troca de conhecimento. As semanas aconteceram nos quatro estados de atuação do Projeto – Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.
Entre as temáticas ensinadas no Mestrado estão a mitigação da emissão de gases de efeito estufa (GEE), práticas integradas e sustentáveis de produção, sistemas de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD), entre outras.