Savana mais biodiversa do planeta, berço das águas do Brasil e o segundo maior bioma do país: este é o Cerrado! E neste 11 de setembro, celebramos o Dia do Cerrado ao relembrarmos a grandeza deste bioma e os compromissos do Projeto Rural Sustentável – Cerrado frente aos principais desafios enfrentados por ele.
Cerrado: biodiversidade e desafios
Localizado no Planalto Central do Brasil, o Cerrado está presente em 11 estados, abrangendo 24% do território brasileiro e tendo uma extensão territorial de 2 milhões de quilômetros quadrados – a área equivale ao tamanho dos países Portugal, Espanha, França e Itália juntos! O bioma também é estratégico para a manutenção dos recursos hídricos na América do Sul devido às cabeceiras dos rios que alimentam as principais bacias hidrográficas do subcontinente. E é por conta disso que ele recebeu o nome de berço das águas do Brasil.
Apesar das funções vitais desempenhadas pelo bioma, a expansão agrícola que já domina cerca de 46% das áreas nativas do Cerrado tem sido uma das principais atividades responsáveis pelo aumento da quantidade de carbono na atmosfera. Portanto, por mais que o Cerrado carregue toda a sua biodiversidade consigo, o desmatamento, o calor extremo, a seca e os incêndios frequentes, trazem graves problemas ao funcionamento dos ecossistemas.
Para que haja uma estabilidade climática local e regional, é preciso pensar na conservação do Cerrado buscando evitar o desmatamento ilegal. Além disso, é importante promover uma agricultura sustentável ao recuperar as áreas degradadas e fortalecer os produtores e produtoras locais, garantindo a eles(as) acesso a recursos naturais e promovendo o aumento da produtividade da área.
PRS – Cerrado: em busca de um rural mais sustentável
Pensando nesses desafios, o Projeto Rural Sustentável – Cerrado assumiu o compromisso de promover soluções positivas para a natureza, realizando um trabalho em conjunto com todos os atores envolvidos na produção rural.
Com o objetivo geral de mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos(as) e médios(as) produtores(as) no bioma Cerrado, o Projeto vem promovendo práticas sustentáveis por meio da adoção de tecnologias produtivas de baixa emissão de carbono, fortalecimento de organizações produtivas locais, apoio e assistência técnica e extensão rural gratuita, além da facilitação do acesso ao crédito.
“O nosso trabalho dentro do Projeto Rural Sustentável – Cerrado vem de um compromisso que todos nós buscamos com a sustentabilidade e com um bioma tão importante como o Cerrado. E fazemos isso de forma singular, sempre em conjunto com os(as) produtores(as) rurais. O resultado desse compromisso é alcançado quando trabalhamos em harmonia, visando um futuro próspero para o campo e para as próximas gerações”, destaca a Coordenadora de Campo do PRS – Cerrado, Marília Ramos.
Cursos de Educação a Distância (EaD), Mestrado Profissional, ações de popularização da agropecuária sustentável junto a escolas públicas, Cursos Presenciais e Dias de Campo são algumas das ações realizadas pelo Projeto desde 2019. Com atuação em 101 municípios presentes nos estados do Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, já são cerca de 3.700 propriedades rurais envolvidas, com mais de 500 Dias de Campo realizados, mais de 15 mil participantes em ações de sensibilização, treinamento e capacitação, 40 Organizações Socioprodutivas (OSPs) apoiadas e 12 milhões aplicados em pesquisa, tudo para alavancar o uso sustentável de 280 mil hectares de propriedades envolvidas.