Integração e inovação: confira a retrospectiva do PRS - Cerrado em 2024
Trilha de Fortalecimento, uma nova edição do Mestrado Profissional, finalização das Ações de Popularização e de Pesquisa, início das entregas dos Benefícios Coletivos… foram muitas as conquistas do Projeto Rural Sustentável - Cerrado em 2024. Entre todas as ações realizadas ao longo do ano, esteve sempre o compromisso de aproximar a agropecuária mais sustentável e de baixa emissão de carbono dos nossos(as) beneficiários(as). Diariamente, produtores e produtoras rurais, representantes de organizações socioprodutivas, estudantes, técnicos(as) e instituições de ATER, e pesquisadores(as), nos ajudaram a caminhar em busca do nosso principal objetivo: um rural mais verde e sustentável!
Sensibilização dentro e fora da sala de aula
Muitas foram as ações do Programa de Capacitação do PRS - Cerrado neste ano, algumas dentro da sala de aula e outras que foram levadas ao campo. Começamos o ano com o início da Trilha de Fortalecimento de Organizações Socioprodutivas (OSPs) e Formação de Lideranças, marcada por uma live com o Secretário-Adjunto da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Pedro Alves Corrêa Neto, para falar sobre “A importância do cooperativismo e associativismo no meio rural”.
Ainda dentro da Trilha, as Organizações Socioprodutivas (OSPs) beneficiárias do Projeto participaram de Oficinas de Formação de Lideranças. Por meio dessas atividades, buscamos fortalecer as cooperativas, associações e sindicatos rurais a partir do desenvolvimento pessoal, boas práticas de liderança, sucessão no campo e outros temas correlatos.
No Mestrado Profissional, tivemos a abertura da 3ª Edição através de uma Aula Magna com a Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Renata Bueno Miranda, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que trouxe reflexões sobre o tema “Inovações e sustentabilidade na produção rural do Cerrado”. As aulas presenciais da 3ª Edição do Mestrado também aconteceram neste ano, tendo início em maio, na Universidade Federal de Lavras (UFLA) – a nossa parceira nesta ação.
Nas escolas públicas urbanas e rurais dos quatro estados de atuação do PRS - Cerrado, reunimos estudantes do Ensino Fundamental e Médio para serem premiados por suas participações na Jornada de Aprendizagem das Ações da Popularização da Produção Rural Sustentável e do Jogo Coopera Cerrado do ano de 2023. Todos os estudantes de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais participaram da premiação em seus estados, e as escolas que alcançaram a categoria Super Sustentável vieram até Brasília (DF) para mais um momento de conquistas. E por falar nisso, este foi o ano em que finalizamos as Ações de Popularização da Produção Rural Sustentável – foram duas edições com mais de 3 mil estudantes envolvidos e sensibilizados em torno da sustentabilidade.
Para finalizarmos o ano com a educação em foco, polos presenciais do EaD Introdutório – realizado em parceria com o Canal Futura – foram levados ao campo durante os meses de novembro e dezembro, com o objetivo de tornar o conteúdo dos cursos de Educação a Distância mais acessível aos produtores(as) rurais e democratizar o conhecimento.
Lado a lado com as OSPs
Além das Oficinas de Fortalecimento e Formação de Lideranças, realizadas pelo Programa de Capacitação junto às OSPs, realizamos algumas Oficinas de Integração com as organizações beneficiárias do Projeto. Os objetivos foram: aproximação, mobilização e integração, principalmente em torno do processo de aquisições e entrega dos Benefícios Coletivos. As oficinas foram um importante passo que viabilizaram, enfim, o início da entrega destes benefícios, considerados investimentos que ajudam a fortalecer tanto as cadeias de valor da agricultura e pecuária de baixa emissão de carbono, quanto o papel das OSPs na produção e comercialização, gerando renda e fortalecendo as associações, sindicatos e cooperativas rurais.
Outras importantes ações, realizadas diretamente no campo, foram as duas rodadas das ATERs Coletivas realizadas ao longo de 2024. Compostas por Dias de Campo que trouxeram temas relevantes dentro da agropecuária sustentável, as rodadas fizeram parte da trilha de UM do Projeto, promovendo momentos de intercâmbio de experiências entre as instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e os(as) beneficiários(as) do PRS - Cerrado.
Pesquisas e inovações no Cerrado
Com o objetivo de apresentar as pesquisas que estão impulsionando avanços e inovações para uma produção mais sustentável no campo, o Projeto realizou diversos Seminários em torno destes trabalhos. Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais receberam os eventos que contemplaram gestores públicos, pesquisadores(as), estudantes, produtores(as) rurais, Organizações Socioprodutivas parceiras, além de representantes do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), e a equipe do Projeto.
Por fim, o Seminário Final das Pesquisas e Apresentação da Produção Técnica e Acadêmica da 1ª Edição do Mestrado Profissional reuniu mais de 120 pessoas em Brasília (DF) para debater a importância das ações de pesquisa e capacitação para a transformação sustentável da agropecuária brasileira. Além da apresentação das pesquisas apoiadas financeiramente pelo Projeto, o evento também trouxe as dissertações dos participantes da 1ª Edição do Mestrado Profissional.
Para simbolizar a finalização das ações de pesquisa do Projeto, foi lançado o livro “Inovações Rurais no Cerrado: Pesquisas para a prática sustentável”. A publicação registra todos os principais resultados científicos alcançados por esse investimento ao longo de aproximadamente dois anos. A leitura é online e gratuita para todos(as).
Esperamos que 2025 continue nos trazendo muitas inovações e aprendizados para que possamos construir, juntos(as), um rural mais sustentável!
Veja também:
Futuro Sustentável: o que dizem os especialistas sobre as mudanças climáticas?
EaD Introdutório: Polos Presenciais reuniram mais de 280 produtores(as) rurais
Tornar o conteúdo dos cursos de Educação a Distância mais acessível aos produtores(as) rurais e democratizar o conhecimento – esse foi o objetivo dos Polos Presenciais de EaD Introdutório para Produtores(as) Rurais, promovidos pelo Projeto Rural Sustentável - Cerrado. As atividades, que aconteceram entre os dias 9 de novembro e 5 de dezembro, reuniram mais de 280 participantes, nas treze microrregiões dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Seu Rosalvo Motta é presidente da Associação do Assentamento Esperança em Anaurilândia (MS) e foi um desses alunos, tendo participado do polo no município de Nova Andradina. Com novos conhecimentos em torno das mudanças climáticas e novas experiências para serem aplicados no seu dia a dia no campo, ele compartilha: “eu estou extremamente satisfeito por ter participado do curso, pois falamos de baixa emissão de carbono e essa é uma das coisas mais essenciais no nosso país atualmente. Esse curso foi uma das melhores ações que já participamos no Projeto Rural Sustentável - Cerrado.”
A propagação do conhecimento, inclusive, não ficou só para os(as) produtores(as) rurais. A jovem estudante Maria Luísa, de 11 anos, acompanhou os pais durante o curso em Nova Andradina e saiu de lá com muitas lições. “Aprendi muitas coisas aqui que eu ainda não tinha visto na escola, principalmente sobre o efeito estufa. Sem dúvidas foi um aprendizado muito grande pra mim”, compartilha a jovem.
Pensados para assegurar um aprendizado mútuo, os polos presenciais trouxeram uma metodologia adaptada à realidade de cada grupo de produtores(as). Os momentos foram compostos pela apresentação das videoaulas e rodas de conversa, que possibilitaram um conhecimento mais acessível e o compartilhamento das experiências entre os(as) participantes.
Educação e sustentabilidade, uma parceria PRS – Cerrado com Canal Futura
O curso de EaD do PRS – Cerrado em Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Rural Sustentável no Cerrado é realizado em parceria com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho. Com a carga horária de 20 horas, que pode ser distribuída ao longo de 30 dias, o curso traz três módulos e um total de nove aulas, compostas por: apostilas, videoaulas, pílulas do conhecimento, exercícios de avaliação, além do material complementar de apoio.
Além dos produtores(as) rurais beneficiários(as) do PRS – Cerrado, o EaD Introdutório é aberto para todos os públicos de forma online e gratuita. O curso é feito via Moodle, plataforma de aprendizagem virtual. Para se inscrever, basta entrar no site do Programa de Capacitação, clicar na aba “login” que aparece na parte superior direita da tela, e preencher as informações do cadastro.
Deseja aprender mais sobre as Mudanças Climáticas e o Desenvolvimento Rural Sustentável no Cerrado? Acesse o site e faça a sua inscrição agora mesmo!
3ª Edição do Mestrado Profissional realiza aulas presenciais em Mato Grosso
Entre os dias 02 a 06 de dezembro, os(as) 21 estudantes da 3ª Edição do Mestrado Profissional desembarcaram em Rondonópolis (MT) para a quarta e última semana de aulas presenciais. O Mestrado é uma ação promovida pelo Projeto Rural Sustentável - Cerrado em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) com o objetivo de capacitar, qualificar e aperfeiçoar profissionais em práticas produtivas sustentáveis, gestão da propriedade e em tecnologias e inovação para o campo.
A turma, composta por estudantes dos quatro estados de atuação do Projeto – Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – foi acompanhada pela Gerente do Mestrado do PRS – Cerrado, Raquel Caribé. O professor Thiago Assis, do Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão da UFLA (PPGDE/UFLA) esteve presente para ministrar a disciplina oferecida nesta semana.
Além das aulas teóricas, os estudantes também tiveram a oportunidade de visitar uma cooperativa de produtores e produtoras rurais que atuam com agricultura familiar. As mulheres da cooperativa, além de atuarem com a produção rural, possuem uma associação para produção de biojóias a partir do látex da seringueira. A visita aconteceu em um Dia de Campo na Cooperativa de Seringueiros de Ouro Branco (Coopsob), onde foram recebidos com as palestras do Sr. Rubens Ribeiro, presidente da cooperativa, e da Srta. Cristiane Silva Reis, cooperada e presidente da Associação Flores da Seringueira. Ambos palestrantes têm suas propriedades como Unidades Demonstrativas (UDs) do projeto, com sistemas de integração.
“Nesse dia pudemos conhecer como foi a trajetória destas mulheres em sua organização e na confecção de seus produtos, bem como conhecer a história da cooperativa, seus desafios e sua trajetória. A visita de campo complementou de forma prática as aulas teóricas, que aconteceram na Universidade Federal de Rondonópolis, enriquecendo as discussões sobre o cenário da produção rural frente aos desafios das mudanças climáticas e da sustentabilidade, e sobre o protagonismo das mulheres do campo. Com esta semana, concluímos os quatro encontros presenciais desta edição do Mestrado”, destaca a Gerente do Mestrado Profissional do PRS - Cerrado, Raquel Caribé.
Um ano de aprendizados
Atualmente em sua 3ª edição, o Mestrado Profissional em Mudanças Climáticas e Agropecuária de Baixa Emissão de Carbono do PRS – Cerrado promoveu, ao longo de 2024, quatro semanas presenciais que buscaram aplicar na prática o conteúdo do Mestrado, além de promover a integração e troca de conhecimento. As semanas aconteceram nos quatro estados de atuação do Projeto – Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.
Entre as temáticas ensinadas no Mestrado estão a mitigação da emissão de gases de efeito estufa (GEE), práticas integradas e sustentáveis de produção, sistemas de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD), entre outras.