Polos presenciais do EaD Introdutório levam educação e sustentabilidade ao campo
No dia 9 de novembro, no município de Uberlândia (MG), o Programa de Capacitação do Projeto Rural Sustentável - Cerrado deu início a mais uma ação: os Polos Presenciais de EaD Introdutório para Produtores(as) Rurais. A proposta é tornar o conteúdo dos cursos de Educação a Distância mais acessível aos produtores(as) rurais e democratizar o conhecimento. As atividades acontecerão nas 13 microrregiões dos quatro estados atendidos pelo Projeto – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais – durante os meses de novembro e dezembro.
“Os polos presenciais trazem uma metodologia adaptada à realidade de cada grupo e, com isso, asseguramos um aprendizado mútuo. As videoaulas norteiam a roda de conversa e juntos e juntas seguimos um caminho mais inclusivo e sustentável”, destaca a Gerente do EaD do PRS - Cerrado, Sandra Roberta.
Educação e sustentabilidade, uma parceria PRS - Cerrado com Canal Futura
O curso de EaD do PRS - Cerrado em Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Rural Sustentável no Cerrado é realizado em parceria com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho. Com a carga horária de 20 horas, que pode ser distribuída ao longo de 30 dias, o curso traz três módulos e um total de nove aulas, compostas por: apostilas, videoaulas, pílulas do conhecimento, exercícios de avaliação, além do material complementar de apoio.
Além dos produtores(as) rurais beneficiários(as) do PRS - Cerrado, o EaD Introdutório é aberto para todos os públicos de forma online e gratuita. O curso é feito via Moodle, plataforma de aprendizagem virtual. Para se inscrever, basta entrar no site do Programa de Capacitação, clicar na aba “login” que aparece na parte superior direita da tela, e preencher as informações do cadastro.
Deseja aprender mais sobre as Mudanças Climáticas e o Desenvolvimento Rural Sustentável no Cerrado? Acesse o site e faça a sua inscrição agora mesmo!
Novos ATECs são capacitados com os Cursos Presenciais do PRS - Cerrado
O Projeto Rural Sustentável - Cerrado realizou, entre os dias 06 e 08 de novembro, as atividades restantes da primeira rodada de Cursos Presenciais, iniciada em 2023. Os cursos fazem parte da Jornada de Aprendizagem para os Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATECs) dentro do Programa de Capacitação do Projeto. Desta vez, 24 ATECs se reuniram em Campo Grande (MS) para dois dias de palestras com especialistas, estudo de caso, a partir da metodologia PBL - Aprendizagem Baseada em Problema, e um Dia de Campo no Sítio Primavesi.
A primeira rodada dos Cursos Presenciais teve início em agosto de 2023 e foi composta por oficinas em todos os estados de atuação do projeto – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Neste ano, foi necessário realizar mais esta etapa dos Cursos Presenciais para concluir a formação dos ATECs que ainda não haviam completado a etapa anterior ao curso na Jornada de Aprendizagem.
Entenda a Jornada de Aprendizagem
A Jornada de Aprendizagem do Programa de Capacitação do PRS - Cerrado é realizada no método da sala de aula invertida: ela é iniciada pela parte teórica, desenvolvida nos cursos de Ensino a Distância – EaD Introdutório e EaD Avançado, e finalizada na parte prática com os Cursos Presenciais.
Por meio dessa Jornada, os Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATECs) são capacitados e treinados em suas capacidades analíticas e habilidades, podendo aperfeiçoar seus conhecimentos e melhor atender às especificidades do Projeto e dos(as) produtores(as) rurais.
E os Cursos Presenciais?
Os Cursos Presenciais são a última parte da Jornada de Aprendizagem, após os ATECs terem finalizado todas as etapas teóricas.
Por meio de dinâmicas de integração, estudo de caso e oficinas práticas, os Cursos Presenciais têm o objetivo de criar um espaço de troca de conhecimentos e tira-dúvidas sobre as atividades de assistência técnica e extensão rural realizadas dentro do Projeto Rural Sustentável - Cerrado. Além disso, os cursos são uma oportunidade de aprofundar conhecimentos e experiências sobre as tecnologias de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD) com a presença de especialistas e uma vivência prática em propriedades rurais que já aplicam estas tecnologias.
Goiás recebe aulas presenciais da 3ª Edição do Mestrado Profissional
Entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, o Projeto Rural Sustentável – Cerrado promoveu a terceira semana de aulas presenciais da 3ª Edição do Mestrado Profissional, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA). Estiveram presentes em Catalão (GO) 21 estudantes dos quatro estados de atuação do projeto – Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A turma foi acompanhada pela Gerente do Mestrado do PRS - Cerrado, Raquel Caribé. A disciplina foi ministrada pelos Professores Márcio Ladeira e Erick Batista, da UFLA, que estiveram no encontro presencial. A equipe de Campo do Projeto, coordenada por Josyany Duarte e os monitores Rafaela e Pablo, também apoiaram toda a atividade durante a semana.
Além das aulas teóricas em Catalão, a turma foi a Ipameri e Urutaí para dois Dias de Campo, nas fazendas Santa Brígida e Morro do Peão, onde puderam conhecer algumas das temáticas trabalhadas em sala de aula na prática.
A primeira semana presencial da 3ª Edição do Mestrado Profissional aconteceu na UFLA, em Lavras (MG), durante o mês de maio. Já em agosto, foi a vez de Campo Grande (MS) receber os(as) estudantes para a segunda semana presencial.
Sobre o Mestrado Profissional
Atualmente em sua 3ª edição, o Mestrado Profissional em Mudanças Climáticas e Agropecuária de Baixa Emissão de Carbono do PRS – Cerrado é uma parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e uma das ações do Programa de Capacitação do projeto. O objetivo é capacitar, qualificar e aperfeiçoar profissionais em práticas produtivas sustentáveis, gestão da propriedade e em tecnologias e inovação para o campo.
Entre as temáticas ensinadas no Mestrado estão a mitigação da emissão de gases de efeito estufa (GEE), práticas integradas e sustentáveis de produção, sistemas de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD), entre outras.
Recentemente, os alunos da 1ª Edição, realizada em 2022, puderam apresentar as suas dissertações em um evento em Brasília (DF).
Confira: Seminário traz importância da pesquisa e capacitação para a agropecuária sustentável