Dia Mundial da Educação Ambiental: celebrando troca de saberes

Dia 26 de janeiro é comemorado o Dia Mundial da Educação Ambiental, data instituída em 1975 pelas Nações Unidas para fomentar uma maior conscientização sobre a necessidade de proteger o meio ambiente, por meio da educação. Esse é um compromisso adotado também pelo PRS - Cerrado e abrange das crianças aos adultos, passando pelo ensino fundamental, médio e até mesmo pós-graduação!

O Programa de Capacitação do PRS - Cerrado conta com ações formativas que buscam o aprendizado e a troca de conhecimentos e saberes, envolvendo produtores e produtoras rurais, membros de organizações socioprodutivas, agentes de assistência técnica, gestores e gestoras públicas, estudantes e demais interessados. Entre estas ações, temos o Mestrado Profissional em parceria com a Universidade Federal da Lavras – UFLA e o EaD introdutório e avançado, transmitidos pelo Canal Futura, que é aberto ao público.

Já para os jovens e crianças, tão importantes para o futuro do planeta, há as ações de popularização da produção sustentável nas escolas, com o objetivo de sensibilizar estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas sobre a busca por um mundo mais sustentável, por meio de uma incrível jornada de aprendizagem.

Instituições de ensino públicas de áreas rurais e urbanas dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais podem se inscrever para as ações de popularização. O 2° Edital da Chamada de Seleção das Escolas ainda está disponível e as inscrições ficam abertas até o dia 10/02. As escolas interessadas devem fazer sua submissão via portal do PRS - Cerrado.

Quer saber mais sobre o nosso Programa de Capacitação e todas as ações dentro dele? Acesse aqui.


Prorrogado o 2° Edital de Popularização da produção sustentável do PRS – Cerrado

As inscrições para o 2° Edital de Popularização da produção sustentável do PRS – Cerrado foram prorrogadas. Agora, as escolas interessadas nas ações do projeto têm até o dia 10 de fevereiro para realizarem as suas submissões. O edital de popularização beneficia estudantes de Ensino Fundamental e Médio por meio de oficinas, rodas de conversa e atividades cooperativas, que propiciam uma reflexão sobre o senso de pertencimento à natureza e sobre a importância de práticas sustentáveis

O processo de inscrição das escolas é simples e rápido, bastando preencher um formulário. Todas as escolas públicas da área de atuação do projeto estão convidadas a conhecer o edital e a participar desta oportunidade.

As escolas selecionadas poderão participar do Jogo  Coopera Cerrado, com a premiação no valor de até R$ 18 mil reais, para   implementação de um projeto  comunitário. As ações formativas serão ofertadas por meio de práticas pedagógicas no formato de uma Jornada de Aprendizagem, com utilização de materiais informativos, didáticos e a participação em  Dias de Campo e outras atividades do projeto, como palestras, cursos etc. 

Para mais informações sobre o edital e as ações de popularização do PRS - Cerrado, acesse aqui

 


PRS - Cerrado participa da criação do novo Selo AgroSustentável

Na última sexta-feira (20/01), o PRS - Cerrado esteve presente na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em Goiânia, junto com o Comitê de Gestão da Agropecuária de Baixo Carbono e Sustentável de Goiás (ABCS) para discutir a minuta da portaria de criação do Selo Estadual de Práticas Sustentáveis na Propriedade Rural (Selo AgroSustentável). Durante o evento, compareceram 37 representantes de órgãos públicos e entidades privadas.

“A ideia é que pequenos produtores também possam ser contemplados com esse selo, ou seja, permitir que produtores da agricultura familiar possam se enquadrar e receber o selo. Além disso, o Selo permitirá diferenciar e valorizar produtores que estejam atendendo exigências e práticas que  corroboram com a sustentabilidade”, explica a Coordenadora de Campo de Goiás do PRS - Cerrado, Josyany Mendes. 

O Selo AgroSustentável é uma iniciativa do governo de Goiás e tem como objetivo promover e incentivar o desenvolvimento socioeconômico com a utilização de tecnologias sustentáveis e inovações na agropecuária. Tudo isso visando contribuir com a conservação ambiental e a adoção de práticas que seguem os preceitos de sustentabilidade ambiental, social e de governança.


Confira a agenda dos Dias de Campo do PRS - Cerrado em janeiro

O PRS - Cerrado começa 2023 com novos Dias de Campo, tendo o intuito de sensibilizar produtores(as) rurais para a implementação da agropecuária de baixa emissão de carbono, a partir de palestras e troca de experiências com outros produtores e produtoras que já possuem uma produção sustentável. Neste mês de janeiro, vão ser realizados 15 eventos, em 14 municípios localizados nos quatro estados de atuação do Projeto: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

“Para 2023 temos planejados em torno de 200 Dias de Campo para serem executados na área de atuação do projeto. Nosso foco para esse ano será manter nossos principais beneficiários como Unidades Multiplicadoras e Demonstrativas engajadas e ativas nesse contexto”, destaca Marília Ramos, Coordenadora de Campo do PRS-Cerrado.

Durante os DCs, são debatidos temas relacionados às áreas de atuação do PRS-Cerrado, como manejo sustentável, educação ambiental e outras estratégias para implantação da agropecuária sustentável e integrada, sistemas agroflorestais, recuperação e manejo de pastagens degradadas.

Caso tenha interesse em participar, procure o(a) monitor(a) de sua região: https://www.ruralsustentavel.org/projeto/como-atuamos/

Confira as datas de cada evento no mapa abaixo:


Quais são os próximos passos do PRS – Cerrado para 2023?

Um novo ano se inicia e, com ele, damos continuidade ao nosso objetivo em busca de um rural mais sustentável! Assistência Técnica de Extensão Rural (ATER) em Unidades Demonstrativas (UDs) e Multiplicadoras (UMs), finalização dos Planos de Negócio (PNs) com as OSPs, Dias de Campo, uma nova edição das ações de popularização da agropecuária sustentável nas escolas e ações formativas com EaD e Mestrado farão parte do nosso 2023 no PRS – Cerrado. É por meio destas iniciativas que vamos continuar reunindo produtores(as) rurais, agentes de assistência técnica, pesquisadores(as) e estudantes interessados(as) em contribuir nesta importante missão.

Saiba mais sobre as próximas atividades do PRS – Cerrado:
Visitas técnicas de ATER

Neste ano, daremos continuidade às ações de Assistência Técnica de Extensão Rural (ATER) junto com as Unidades Demonstrativas (UDS) e Multiplicadoras (UMs) do projeto. Além de manter as visitas técnicas presenciais, realizando diagnósticos nas propriedades rurais, também terão início as Consultorias Virtuais – complementando, orientando e tirando dúvidas para elaborar e implementar os Planos de Adequação customizados para que cada propriedade fique mais apta para acessar alguma certificação, no caso das UDs, ou implante as tecnologias apoiadas pelo Projeto, no caso das UMs.

Dias de Campo

Os DCs funcionam como um intercâmbio de experiência entre os(as) participantes, entre eles produtores(as) rurais e técnicos(as). Nestes eventos, vamos continuar reunindo teoria e prática, por meio de palestras e observação em campo de tecnologias já implantadas e bem-sucedidas, que servem como exemplo aos(às)interessados(as) em replicar as práticas produtivas sustentáveis.

Em 2023, os Dias de Campos seguem acontecendo nos quatro estados de atuação do PRS – Cerrado: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Início do EaD avançado

Esta ação formativa aprofunda os conteúdos abordados no EaD Introdutório. O objetivo é fornecer aprendizados relevantes para que os(as) participantes possam atuar como multiplicadores(as) na promoção da produção sustentável e da agropecuária de baixa emissão de carbono no bioma Cerrado. Para isso, os(as) interessados(as) vão encontrar diversas estratégias de aprendizagem, tais como videoaulas, conteúdo audiovisual com especialistas e exercícios de fixação e avaliação.

2ª Edição das ações de popularização nas escolas

Essas ações fazem parte do Programa de Capacitação do PRS – Cerrado, que tem como objetivo sensibilizar, capacitar e treinar pessoas em torno das práticas sustentáveis e da agropecuária de baixa emissão de carbono. As práticas envolvem os(as) estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas do campo e do meio urbano, localizadas nos 101 municípios contemplados pelo Projeto.

2ª turma do Mestrado Profissional

Outra ação do Programa de Capacitação que vai continuar durante o ano é o Mestrado Profissional, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) – referência no Brasil na área de Ciências Agrárias. O Mestrado é uma das formas de deixarmos um legado para o campo, com formação profissionalizante e técnica de alto nível!

Para não perder nenhuma das nossas ações em 2023, fique de olho nas notícias e redes sociais do PRS – Cerrado.