Formação presencial de Facilitadores(as) acontece no IABS
Durante os dias de 08 e 10 de junho, o PRS - Cerrado promoveu a formação de metodologias participativas, abordando o uso de jogos cooperativos e de ferramentas educacionais, para facilitadores(as) que irão atuar nas ações de popularização da agropecuária de baixa emissão de carbono nas escolas . Durante o treinamento, contamos também com a presença de 20 participantes, conjuntamente com coordenadores(as) estaduais de campo e equipe do escritório de Brasília.
A primeira etapa do treinamento, no formato virtual, aconteceu entre os dias 23 a 28 de maio e contou com a participação da equipe completa de facilitadores(as) e educomunicadores(as).
Sobre as ações de popularização das escolas
As ações de popularização nas escolas fazem parte do Programa de Capacitação do PRS – Cerrado, que tem como objetivo sensibilizar estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio sobre temas relacionados à produção rural sustentável no bioma Cerrado.
Os facilitadores(as) e educadores(as) selecionados vão atuar nas 44 escolas públicas de ensino médio e fundamental dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, que receberão as atividades da Jornada de Aprendizagem e o Jogo Coopera Cerrado. Saiba mais sobre os temas de sensibilização sobre a produção rural sustentável no bioma Cerrado em https://bit.ly/prsescolas
Veja outras informações
Iniciado os treinamentos com facilitadores(as) e educomunicadores(as)
Disponível resultado do Edital de Seleção das Escolas para as Ações de Popularização
Trabalho junto às OSPs entra em nova etapa: elaboração do Plano de Negócios
O Plano de Negócios é uma ação estratégica para fortalecimento e estruturação das Organizações Socioprodutivas (OSPs). Busca, junto a essas organizações, identificar e propor soluções que envolvam suas principais atividades, negócios e cadeias produtivas em que está inserida e seu papel dentro dela, além de diversas ações em áreas de governança e gestão. É um instrumento importante para ampliar e fortalecer o papel e as competências das OSPs do PRS - Cerrado.
Além dos Planos de Negócios, as instituições contratadas vão desenvolver um Plano de Ação e um Plano de Investimento em conjunto com as OSPs, produtores e produtoras rurais e Agentes de ATER, assim como um Plano de Comunicação e uma proposta metodológica para a execução de rodadas de negócios. O trabalho, que tem previsão de 8 meses, inclui o mapeamento diagnóstico institucional de cada OSP e o mapeamento das suas atividades socioprodutivas. Para isso, as instituições devem prever visitas técnicas presenciais (no mínimo, cinco) e acompanhamento online (no mínimo, seis).
E essa etapa tem início após a seleção das instituições que trabalharam em conjunto com as Organizações para realizar esse trabalho. Ao todo, foram 10 empresas selecionadas pelo projeto.
>>>>> O resultado está disponível aqui, com nome e região em que as contratadas irão atuar <<<<<<<
Se você representa uma OSP, aguarde contato via coordenadores e monitores locais, que entrarão em contato pessoalmente. Caso haja dúvidas, o PRS - Cerrado disponibiliza um canal de suporte:
Call center: 0800 038 6616 – segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, horário de Brasília
Whatsapp: 61 9 8413-9285 – segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, horário de Brasília
E-mail: chamada.osp.prs-cer@iabs.org.br
O papel das OSPs para o PRS - Cerrado
As OSPs são cooperativas, associações, sindicatos e outras formas de organização que agregam produtores e produtoras rurais, com intenções comuns. São essenciais na interlocução do PRS – Cerrado com o seu público beneficiário direto. A construção técnico-participativa de Planos de Negócios, por sua vez, é parte do processo de estruturação e fortalecimento dessas organizações e tem papel preponderante no cumprimento do objetivo final do Projeto de contribuir para uma agropecuária de baixa emissão de carbono.
Saiba como foram os Dias de Campo de Maio
No mês de maio, tivemos 34 eventos dos nossos Dias de Campo (DC) do PRS-Cerrado. Os eventos ocorreram em 33 Unidades Demonstrativas (UDs) do projeto, nos quatro estados de atuação: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Ao todo, participaram mais de 900 pessoas, dentre produtores e produtoras rurais, representantes de organizações socioprodutivas, técnicos(as) e instituições de ATER, palestrantes qualificados, além das instituições que nos apoiam localmente.
José Ferrario, produtor da UD Fazenda Paulista, no município de Jaciara (MT), fala mais sobre o evento e como os DCs são importantes: "confesso que já estou com saudades e me preparando para as próximas oportunidades, porque foi um Dia de Campo pra nós, pra mim especialmente, exemplar. Exemplar num sentido de conhecimento e isso só veio a somar em relação ao campo”, comenta.
O que são os Dias de Campo?
Os DCs funcionam como um intercâmbio de experiência entre os(as) participantes. Os eventos geralmente são promovidos em uma Unidade Demonstrativa (UD) e reúnem teoria e prática, por meio de palestras e observação em campo, de tecnologias já implantadas e bem-sucedidas. As ações servem como exemplo aos(às) interessados(as) em replicar as práticas produtivas sustentáveis.
Os temas abordados nas palestras são relacionados às áreas de atuação do PRS-Cerrado e diretamente ligados a situações enfrentadas pelos(as) produtores(as), como: estratégias para implantação da agropecuária sustentável e integrada, sistemas agroflorestais e recuperação e manejo de pastagens degradadas. Até o fim do projeto, serão promovidos mais de 650 eventos como este.