Aberta seleção de instituições de ATER para UMs
Está aberto o processo para selecionar instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) que vão atuar nas Unidades Multiplicadoras (UMs) do Projeto Rural Sustentável - Cerrado. As inscrições vão até 11 de maio. O processo é exclusivo para as instituições pré-qualificadas no PRS - Cerrado.
Acesse aqui o edital completo >>https://www.ruralsustentavel.org/editais/edital-de-ater-ums/
Ao todo, são 3.511 UMs divididas em 42 lotes coincidentes com o conjunto de propriedades vinculadas a cada uma das Organizações Socioprodutivas (OSPs) apoiadas pelo projeto. Os lotes e valores disponíveis variam em função da quantidade de UMs para cada OSP, que são de pouco mais de R$ 200 mil a até R$ 1,6 milhão.
Uma mesma instituição de ATER poderá concorrer e, caso selecionada, atuar em até 5 lotes no total, desde que demonstre estrutura e técnicos(as) suficientes para atendimentos das propriedades. Caso a instituição já preste serviços para as UDs (unidades demonstrativas) do projeto, a mesma deverá comprovar capacidade adicional de atendimento.
Será necessária a disponibilização de ao menos 1 (um) coordenador(a) e de 5 (cinco) técnicos(as) em cada lote, para fins de avaliação e pontuação. Os(As) técnicos(as) deverão ter formação técnica ou superior na área das ciências agrárias ou áreas afins e estar com os respectivos registros profissionais devidamente regularizados nos conselhos competentes (CREA, CRMV e afins).
Divulgada a lista completa das Unidades Multiplicadoras do PRS - Cerrado
Está disponível o resultado da seleção para Unidades Multiplicadoras (UMs) do PRS - Cerrado, mobilizadas por meio da Chamada para Seleção Integrada de Organizações Socioprodutivas (OSPs) e Unidades Multiplicadoras (UMs). São mais de 3,5 mil propriedades rurais selecionadas para a oportunidade de aplicar as tecnologias sustentáveis apoiadas no âmbito do projeto: Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD), Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), entendida como sinônimo para Sistemas Agroflorestais, e suas modalidades.
Veja a lista completa de selecionados
As UMs receberão assistência técnica e extensão rural fornecida pelo Projeto de forma gratuita! Todas as UMs estão vinculadas a uma Organização Socioprodutiva (OSP). Isso significa que entendemos a OSP como um canal de referência para alicerçar nossas ações. É uma forma de promover o impacto e legado para o meio rural brasileiro de forma coletiva. As OSPs entram com papel de nuclear as ações do projeto e envolvem diferentes agentes: produtores(as) e suas famílias, técnicos(as) e representantes locais.
O que são as Unidades Multiplicadoras
Unidades Multiplicadoras (UMs) são áreas de produção rural onde será implantada uma ou mais tecnologias de baixa emissão de carbono apoiadas pelo projeto.
Leia também:
https://www.ruralsustentavel.org/mais-de-3-mil-propriedades-rurais-selecionadas-para-o-edital-integrado-de-osps-e-ums/
https://www.ruralsustentavel.org/chamada-integrada-de-osps-e-ums-divulgada-lista-de-organizacoes-elegiveis/
Execução a todo vapor: momento de avaliação e replanejamento do PRS - Cerrado
Durante os dias 5 a 8 de abril, o PRS - Cerrado reuniu as frentes executivas e transversais, para a Reunião de Avaliação e Replanejamento na sede do IABS, em Brasília. Os participantes do evento aplicaram diferentes metodologias de avaliação e integração para fortalecer as equipes e detalhar futuras atividades de forma transdisciplinar e matricial. Foi um momento muito importante para cada frente planejar os próximos passos para 5 meses, olhar para a linha do tempo até a finalização do projeto, trocar experiências, lições aprendidas e integrar cada vez mais ações e narrativas.
“Estamos em um momento extremamente importante do ponto de vista de execução. É uma oportunidade ímpar realinhar nossos objetivos estratégicos, replanejar para os últimos anos do Projeto, comemorar em conjunto as vitórias e olhar para as lições aprendidas. Para um projeto tão grande e desafiador, é necessário um ciclo permanente de avaliação e planejamento", destaca a Coordenadora de Gestão Operacional, María Suárez. Participaram do evento as frentes de trabalho de Capacitação, Campo, Finanças Verdes e Pesquisa e Desenvolvimento. As equipes transversais de Comunicação, Processos, Tecnologia da informação, Gestão e Administrativo interagiram diretamente para planejar e elaborar novas estratégias para o Projeto.
Disponível resultado do Edital de Seleção das Escolas para as Ações de Popularização
Está disponível nesta quarta-feira, 13/04, o resultado da Chamada de Seleção das Escolas para as Ações de Popularização da produção rural sustentável e de baixa emissão de carbono entre estudantes de Ensino Fundamental e Médio e participação no Jogo Coopera Cerrado. No total, foram 126 escolas inscritas e 44 escolas selecionadas.
Benefícios em participar
Todas as escolas selecionadas poderão participar do Jogo Coopera Cerrado e ser premiadas com recursos para a realização de uma atividade comunitária ou melhoria na escola no valor de até R $18 mil reais. Para a escola que aderir a essa ação formativa, serão ofertadas práticas pedagógicas no formato de uma Jornada de Aprendizagem, conduzidas por uma dupla de profissionais capacitados (facilitador(a) e educomunicador(a)), voltadas para a disseminação de conhecimentos sobre a produção rural sustentável.. Dentre outros benefícios, estão: produção de um material audiovisual com momentos das ações formativas nas escolas participantes; acesso ao portal Coopera Cerrado, a vídeos tutoriais das atividades práticas e demais materiais do projeto; recebimento de materiais didáticos e informativos; participação em Dias de Campo e em outras atividades do PRS - Cerrado, como palestras, cursos etc.
Realizado treinamento com a Instituições de ATER para UDs do PRS – Cerrado
As Instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural que trabalharão junto às 170 Unidades Demonstrativas do PRS – Cerrado passaram por treinamento na tarde da última quinta-feira, 31/03. O Manual Orientador da Trilha Metodológica de ATER para Unidades Demonstrativas foi utilizado como base de referência para o treinamento. Ao todo, foram cerca de 70 participantes. "Este evento foi extremamente importante para a formação e a integração das instituições contratadas pelo projeto e seus agentes de assistência técnica. Na oportunidade foi possível apresentar nossa metodologia de ATER, as funcionalidades do portal de acompanhamento e monitoramento dos serviços, além de oportunizar momentos de interação e bate papo" destaca Marília Ramos, coordenadora de Campo do PRS - Cerrado.
Durante o evento, os(as) agentes de ATER conheceram a metodologia a ser desenvolvida nas atividades campo do projeto, que envolvem visitas técnicas presenciais para diagnóstico da propriedade rural; elaboração e desenvolvimento de Plano de Adequação; acompanhamento e monitoramento das atividades e Consultorias Virtuais. Na oportunidade, também foi apresentado o Sistema Operacional do PRS – Cerrado.
Relembre mais informações sobre a ATER do PRS - Cerrado
https://www.ruralsustentavel.org/saiba-mais-sobre-as-areas-que-as-instituicoes-de-ater-pretendem-atuar/
https://www.ruralsustentavel.org/chamada-de-ater-pre-qualificadas-128-instituicoes-e-mais-de-600-atecs/
https://www.ruralsustentavel.org/edital-de-ater-veja-as-vantagens-para-as-instituicoes-pre-qualificadas/