As escolas do campo e urbanas envolvidas com o PRS – Cerrado estão avançando nas etapas da 2ª edição das Ações de Popularização da produção rural sustentável e de baixa emissão de carbono. Atualmente, participam cerca de 1.600 estudantes de 40 escolas, localizadas nos estados de atuação do projeto: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Ao longo de toda a ação, os(as) alunos(as) passam pela Jornada de Aprendizagem, composta por 6 etapas. Neste mês de novembro, eles desenvolvem a última delas: o Beneficiar/Irradiar, quando agregam saberes e valores aos produtos colhidos durante a jornada para serem compartilhados com a comunidade.

Esse é um momento em que convidamos a comunidade escolar a conhecer o processo e os resultados obtidos ao longo da Jornada. Fazemos feiras para apresentar à comunidade o que os estudantes produziram ao longo do ano, desde bijuterias ecológicas a chás, ervas e doces de frutos do Cerrado. Além disso, fazemos um intercâmbio das escolas para uma maior troca de conhecimentos”, destaca a Gerente de Empoderamento Social do PRS – Cerrado, Denise Agustinho.

Etapas com as escolas

As escolas começaram em agosto na primeira etapa, Preparar o solo, que tem a proposta de expandir os saberes a respeito da potencialidade do solo e a possibilidade de todo indivíduo poder contribuir com ações sustentáveis para o planeta. Na segunda etapa, Preparar as sementes, o foco é mostrar a importância das sementes para a biodiversidade, autonomia, empoderamento do(a) produtor(a) e da comunidade. Logo em seguida, a Jornada traz as etapas Semear, quando plantamos espécies consorciadas; na etapa Manejar, compreendemos a linguagem das plantas e o manejo de resíduos sólidos; para finalmente na etapa Colher, nos surpreendermos com as dádivas que a terra oferece.

Todas as vivências envolvem diferentes temáticas para alunos do Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM), com atividades realizadas por educomunidores(as) e facilitadores(as) do projeto.

Ações de popularização

As ações de popularização da produção rural sustentável em escolas, denominadas de forma simplificada de Ações de Popularização, têm como finalidade sensibilizar estudantes sobre o tema da agropecuária sustentável e de baixa emissão de carbono. As atividades consistem em vivências, oficinas, atividades de imersão e de trocas de experiências, com características específicas para cada faixa etária (Ensino Médio e Ensino Fundamental).

Em linhas gerais, pretende-se nutrir nos(as) estudantes (crianças e jovens) o senso de pertencimento à natureza no bioma Cerrado, seu papel na preservação e conservação dos recursos naturais, na promoção da produção rural sustentável e de baixa emissão de carbono e a sua relação com o território, a escola e a comunidade.